Xbox Family Settings é o novo aplicativo de gerenciamento de conteúdo para crianças

A Microsoft lançou nesta quinta-feira (24) um novo aplicativo gratuito chamado Xbox Family Settings, que ajuda os pais a gerenciar o conteúdo e jogos que estarão acessíveis para os seus filhos.

Estando disponível para iOS e Android, o aplicativo fornece diversas ferramentas para equilibrar o tempo de jogos com outras atividades, permitindo que os pais possam facilmente criar contas para as crianças e adicionar limites de tempo ou responder notificações.

“Hoje, estamos lançando o aplicativo Xbox Family Settings, que está disponível gratuitamente para download nas plataformas iOS e Android. O app é um importante passo em nossa jornada para oferecer às famílias as ferramentas necessárias para auxiliar na criação do equilíbrio certo entre os jogos e outros aspectos/atividades em suas vidas. A partir de seu smartphone, pais e responsáveis podem facilmente criar contas para as crianças, atualizar limites de tempo de tela, responder a notificações e muito mais. É uma maneira fácil e simples de definir limites para jogar no Xbox One e, a partir de novembro, no Xbox Series X e Xbox Series S!”, escreveu o vice-presidente corporativo da Microsoft, Dave McCarthy.

Depois de configurá-lo, você poderá personalizar a experiência para os seus filhos, tendo acesso as seguintes funções:

  • Limite de tempo de tela – limite definido para cada dia da semana; por exemplo, você pode permitir mais tempo de jogo nos finais de semana ou reduzi-lo durante a semana escolar. E um novo recurso disponível permite que os pais concedam tempo de tela adicional – uma ótima opção se eles se saíram bem em uma prova ou terminaram a lição de casa!
  • Filtros de conteúdo – definição de filtros com base na idade de cada criança; por exemplo, uma criança de 8 anos só pode acessar jogos que são classificados como E e serão impedidos de acessar títulos destinados a jogadores mais maduros.
  • Configurações de jogo e comunicação – escolha a opção para bloquear todo o acesso a jogos e comunicações com outros jogadores, limite o acesso a “apenas amigos” ou conceda permissão para crianças mais velhas brincarem e conversarem com “todos”.
  • Lista de amigos – a novidade do aplicativo é a capacidade de aprovar ou recusar pedidos de amigos que seu filho fez; os pais também podem ver a lista de amigos.
  • Relatórios de atividades – veja relatórios de atividades diárias e semanais para cada criança entender como está gastando seu tempo no Xbox.

Confira abaixo capturas de tela demonstrando algumas dessas funções:

Por fim, a Microsoft ainda afirma que pretende lançar novos recursos no futuro baseado no feedback oferecido pelos usuários.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.