Xbox cresce no Japão com foco no PC, afirma Phil Spencer

Nos últimos anos, o Xbox no Japão tem mostrado sinais de crescimento, contrariando a imagem de que a marca da Microsoft não consegue espaço no país. Segundo Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, essa evolução está diretamente ligada ao aumento da relevância do PC no mercado japonês e à estratégia de aproximar ainda mais a empresa dos estúdios locais.

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Durante uma entrevista à revista japonesa Famitsu, Spencer comentou sobre o desempenho recente do Xbox na região, destacando que o tempo total de jogo entre todos os dispositivos aumentou cerca de 20% no último ano. O executivo explicou que esse crescimento foi equilibrado entre console, PC e nuvem, mas reconheceu que a maior parte desse avanço veio do público que joga no computador.

Além de reforçar o investimento no ecossistema de PC, a Microsoft também está trabalhando para oferecer mais conteúdo voltado aos jogadores japoneses. Spencer afirmou que a empresa mantém conversas com diversos parceiros e segue fortalecendo laços com grandes desenvolvedoras do Japão, como CAPCOM, Square Enix, SEGA, Bandai Namco e Konami. Esse movimento reflete o esforço em garantir que a marca seja percebida de forma mais positiva pelo público local.

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O executivo ainda comentou sobre o futuro do hardware, confirmando que um novo console Xbox está em desenvolvimento, embora não tenha revelado detalhes. Ele citou o lançamento do ROG Xbox Ally como um exemplo da estratégia da Microsoft de unificar diferentes dispositivos sob o mesmo ecossistema da plataforma Xbox, conectando jogadores de console, PC e nuvem em um único ambiente integrado.

Essa atenção ao mercado japonês se reflete também nos próximos lançamentos. O aguardado Forza Horizon 6, por exemplo, terá o Japão como cenário principal, uma decisão que busca agradar o público local e expandir o apelo da franquia mundialmente. Além disso, o retorno de Ninja Gaiden 4, desenvolvido por um estúdio japonês, reforça o compromisso da Microsoft em apoiar produções da região.

Com essa nova abordagem, a empresa pretende não apenas aumentar sua participação no Japão, mas também recuperar parte da confiança dos jogadores, mostrando que o Xbox no Japão está mais forte e adaptado às preferências de seu público.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.