A Xbox decidiu cancelar o jogo Contraband, projeto que vinha sendo desenvolvido pela Avalanche Studios, conhecida por franquias como Just Cause. A informação foi revelada por fontes da Bloomberg News, marcando mais um capítulo da atual fase de reestruturação da divisão de jogos da Microsoft.
Anunciado durante o Xbox Showcase de 2021 como um exclusivo cooperativo em mundo aberto ambientado nos anos 70, Contraband prometia uma experiência focada em contrabando e ação, mas ficou em silêncio absoluto nos anos seguintes. O título não recebeu novas informações, trailers ou atualizações de desenvolvimento nos últimos quatro anos.
Cancelamento de Contraband é parte de cortes maiores
BREAKING: Xbox is canceling Contraband, announced in 2021 from Avalanche Studios (Just Cause), after four years of radio silence, sources tell Bloomberg News. This news arrives weeks after a mass layoff in which Xbox canceled several other big titles.
— Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 2025-08-07T16:56:53.915Z
A decisão de encerrar o projeto ocorre poucas semanas após uma onda de demissões em massa nos estúdios da Xbox, que levou ao cancelamento de outros títulos em desenvolvimento, incluindo projetos internos da Arkane Austin e Tango Gameworks. O cancelamento de Contraband parece fazer parte de uma reformulação mais ampla dentro da Microsoft Gaming, que vem avaliando a viabilidade financeira e estratégica de seus jogos em produção.
Embora a Avalanche Studios ainda não tenha se pronunciado oficialmente, a notícia é mais um sinal de que o foco da Xbox pode estar mudando — reduzindo o número de produções em andamento e priorizando projetos com retorno mais garantido.
O que era Contraband?
Contraband estava sendo descrito como um jogo cooperativo em mundo aberto, ambientado em um país fictício chamado Bayan, nos anos 1970. A proposta era colocar os jogadores no papel de contrabandistas em missões de risco alto, com jogabilidade centrada em veículos, furtividade e planejamento em equipe.
Mesmo com o cancelamento, o legado de expectativas em torno de Contraband permanece como um lembrete do cenário incerto em que grandes produções podem ser engavetadas antes mesmo de mostrarem suas ideias ao público.