Xbox cancela Contraband após quatro anos de silêncio

A Xbox decidiu cancelar o jogo Contraband, projeto que vinha sendo desenvolvido pela Avalanche Studios, conhecida por franquias como Just Cause. A informação foi revelada por fontes da Bloomberg News, marcando mais um capítulo da atual fase de reestruturação da divisão de jogos da Microsoft.

PUBLICIDADE

Anunciado durante o Xbox Showcase de 2021 como um exclusivo cooperativo em mundo aberto ambientado nos anos 70, Contraband prometia uma experiência focada em contrabando e ação, mas ficou em silêncio absoluto nos anos seguintes. O título não recebeu novas informações, trailers ou atualizações de desenvolvimento nos últimos quatro anos.

Cancelamento de Contraband é parte de cortes maiores

BREAKING: Xbox is canceling Contraband, announced in 2021 from Avalanche Studios (Just Cause), after four years of radio silence, sources tell Bloomberg News. This news arrives weeks after a mass layoff in which Xbox canceled several other big titles.

Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 2025-08-07T16:56:53.915Z

PUBLICIDADE

A decisão de encerrar o projeto ocorre poucas semanas após uma onda de demissões em massa nos estúdios da Xbox, que levou ao cancelamento de outros títulos em desenvolvimento, incluindo projetos internos da Arkane Austin e Tango Gameworks. O cancelamento de Contraband parece fazer parte de uma reformulação mais ampla dentro da Microsoft Gaming, que vem avaliando a viabilidade financeira e estratégica de seus jogos em produção.

Embora a Avalanche Studios ainda não tenha se pronunciado oficialmente, a notícia é mais um sinal de que o foco da Xbox pode estar mudando — reduzindo o número de produções em andamento e priorizando projetos com retorno mais garantido.

O que era Contraband?

Contraband estava sendo descrito como um jogo cooperativo em mundo aberto, ambientado em um país fictício chamado Bayan, nos anos 1970. A proposta era colocar os jogadores no papel de contrabandistas em missões de risco alto, com jogabilidade centrada em veículos, furtividade e planejamento em equipe.

Mesmo com o cancelamento, o legado de expectativas em torno de Contraband permanece como um lembrete do cenário incerto em que grandes produções podem ser engavetadas antes mesmo de mostrarem suas ideias ao público.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.