Xbox abandona financiamento de Project Fantasy e IO Interactive anuncia demissões

A IO Interactive, estúdio por trás de Hitman e do recente sucesso 007 First Light, anunciou uma rodada de demissões depois que o Xbox decidiu abandonar o acordo para financiar e publicar Project Fantasy, seu ambicioso RPG online de fantasia. A confirmação de que a Microsoft era a parceira envolvida partiu de Jason Schreier, jornalista da Bloomberg.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

No comunicado divulgado nas redes sociais, a desenvolvedora dinamarquesa não citou o nome da empresa, referindo-se apenas ao fim de uma parceria com um “parceiro externo” ligado ao projeto. O estúdio afirmou que precisará se adaptar a essa nova realidade e às suas consequências imediatas, incluindo cortes no quadro de funcionários, e prometeu apoiar os profissionais atingidos durante a transição.

PUBLICIDADE

Apesar do baque, a IO Interactive fez questão de reforçar que Project Fantasy não foi cancelado. A empresa disse seguir totalmente comprometida com o título e garantiu que esse universo ainda verá a luz do dia. Sem o aporte do Xbox, o caminho agora passa por encontrar um novo financiador ou bancar a publicação por conta própria.

Do lado da Microsoft, a justificativa foi de reorganização de prioridades. Em nota à Bloomberg, um porta-voz do Xbox afirmou que a empresa não está diminuindo o investimento total em jogos e que deve aplicar em conteúdo um valor próximo ao do ano anterior. O que muda, segundo a companhia, é o destino desse dinheiro e o tipo de projeto que passa a receber apoio.

Xbox abandona financiamento de Project Fantasy e IO Interactive anuncia demissões

Anunciado no início de 2023 e antes conhecido pelo codinome Project Dragon, o jogo teve sua ligação com o Xbox indicada ainda naquele ano, quando um documento vazado do processo entre o FTC e a Microsoft apontou a Xbox Game Studios como publisher do RPG.

Confira também:

João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.