InícioGamesWindjammers 2 – Review

Windjammers 2 – Review

A nova geração de consoles não é marcada somente por lançamentos pautados nos melhores recursos tecnológicos, mas também por trazer de volta clássicos repaginados com o intuito de conquistar fãs novos e agradar os antigos. Windjammers 2, que chega nas plataformas neste mês de janeiro, é um desses casos, já que é a sequência do título originalmente disponibilizado em 1994 para Arcade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Logo de início, o que chama a atenção no jogo da Dotemu é o visual. Com uma pegada retrô, o menu do game é bem colorido e convidativo, com destaque para os três modos disponíveis: “Online”, “Arcade” e “Contra”, sendo que neste último você compete contra jogadores locais ou o computador.

Em Windjammers 2, seu objetivo é marcar o maior número de pontos ao lançar um disco de frisbee no gol adversário. Você pode fazer isso escolhendo um dos 10 personagens disponíveis, e cada um deles possui estatísticas distintas de Força e Velocidade, além de terem movimentos especiais que potencializam o lançamento do disco e aumentam a possibilidade de marcar um gol.

Caso você nunca tenha jogado Windjammers, terá que passar pela opção “Como Jogar” do menu principal antes de escolher qualquer um dos modos de jogo, já que não existe um tutorial jogável. Mesmo assim, a explicação dos movimentos é bem básica, feita através de imagens, o que dificulta o entendimento prático dos especiais. Provavelmente, você terá que ler e reler este guia algumas vezes enquanto alterna entre o game até decorar todos os movimentos possíveis. Neste momento, a quantidade de teclas e combinações também pode ser um desafio.

Por outro lado, vale mencionar que o game se espelha bastante nos comandos de um jogo de luta, tanto pela animação dos especiais, como pelos combos e movimentos no estilo “meia lua pra cima”.

A falta de jogadores no momento de teste para este review não permitiu que o modo “Online” fosse checado completamente. Porém, foi possível aproveitar este modo com a opção “Jogar com Amigos”. Nela, antes de uma partida, você pode escolher quanto tempo cada round durará, qual a pontuação máxima de cada set e quantos sets o jogador precisa vencer para terminar o embate. Com isso, é só convidar um amigo e se divertir.

PUBLICIDADE

O modo “Arcade” é basicamente o modo “História” do jogo, onde você participa de campeonatos em cada um dos estádios disponíveis. Aqui, você não pode escolher as configurações da sua partida, somente a dificuldade. Entretanto, apesar de contar com os níveis “Fácil”, “Intermediário” e “Difícil”, a impressão é de que a dificuldade já é alta desde o início, principalmente pela falta de um bom tutorial.

Já o modo “Contra” é parecido com o “Online”, mas não possui partidas ranqueadas e classificações competitivas. Pela falta de jogadores locais no período de teste para este review, o embate foi feito contra o computador, e também há a opção de escolher todas as configurações antes de entrar na partida.

Um destaque de Windjammers 2 são as arenas, que assim como os personagens, também possuem suas particularidades. A pontuação muda de acordo com cada estádio; às vezes, você pode ganhar 5 pontos ao acertar no meio do gol, enquanto em outros locais, essa mesma pontuação está disponível nos cantos da rede. A quantidade de pontos ao acertar o campo também varia, e você pode ganhar entre 2 e 4 pontos ao acertar o mesmo lugar, dependendo do estádio escolhido.

PUBLICIDADE

Com isso, o “Cassino” é uma opção divertida se você quer apostar na sorte. Nesta arena, o campo não possui distinção de pontuação, já que isso é feito de forma aleatória através dos discos que os jogadores recebem. A cada rodada, um disco de pontuação diferente é entregue aos personagens, e você pode ganhar entre 1 a 8 pontos ao acertar qualquer canto do gol.

Mas e aí, Windjammers 2 vale a pena?

PUBLICIDADE

O jogo é bem divertido e desafiador. Se você curte o bom e velho tênis (ou teve a oportunidade de jogar o primeiro título da série), com certeza irá aproveitar Windjammers 2. Os personagens são carismáticos e se encaixam em todos os tipos de jogabilidade, os cenários são divertidos, a música é animada e as partidas trazem aquela sensação gostosa de competitividade – ao mesmo tempo que também podem estressar, como um bom jogo de “luta”.

Resumo para os preguiçosos

Em Windjammers 2, seu objetivo é marcar o maior número de pontos ao lançar discos no gol adversário. Você pode escolher entre 10 personagens com atributos diferentes e arenas com características variadas, que possuem influência na jogabilidade, estratégia e experiência de jogo. Além disso, você também pode escolher as configurações que deseja para a sua partida. Os gráficos, coloração e música são cativantes, mas a dificuldade é alta desde o início, o que é aflorado pela falta de um tutorial prático.

PUBLICIDADE

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Vibe retrô, divertida e colorida
  • Personagens variados com atributos distintos
  • Cada personagem possui uma nacionalidade diferente, e a dublagem de cada um é de acordo com seu respectivo idioma (há um personagem brasileiro)
  • Arenas diversas que não surpreendem só pelo cenário, mas também pela mudança na dinâmica das partidas
  • Trilha sonora empolgante
  • Modo online

Contras

  • Não possui tutorial prático
  • A dificuldade é alta mesmo no nível “Fácil”
  • Pode ser um pouco repetitivo
  • Pode não ser tão agradável de jogar pelo PC (por ser original de Arcade, talvez a melhor forma de replicar o joystick é com um analógico)
PUBLICIDADE
Carolina Rocha
Carolina Rocha
jornalista, geminiana. gosto de joguinhos, séries, música, tudo do mundo do entretenimento.