Wii U: O Console Verde.

O Wii U, apesar de possuir um um poder de processamento semelhante ao PlayStation 3, e ao Xbox 360, o mais novo console da Nintendo é executado de uma forma mais eficiente. Segundo a Eurogamer’s Digital Foundry, o mesmo proporciona uma experiência de jogo igual, porém utilizando metade da energia que seus parentes, vulgo outros consoles da franquia, utilizam. Ou seja, o Wii U é um “console verde”. “Meigo”, não?

Agora vem a explicação técnica para isso acontecer. O fato é que as unidades de CPU e GPU são unidas numa só peça, tornando assim desnecessário separar uma grande quantidade de espaço para uma unidade de resfriamento. Vale frisar que a CPU dele é semelhante a do Xbox 360 e do PS3.

A Digital Foundry ainda afirma que o calor produzido pelo console pode ser sentido quando coloca-se as mãos nele, assim como ocorre com muitos modelos de notebook, inclusive o meu. Porém, o consumo de energia é menor comparado ao do aparelho no qual escrevo este post. A empresa complementa, dizendo que os resultados a respeito do consumo de energia foram consistentes em todos os jogos do Wii U.

Para muitos esse post pode ser irrelevante. Ainda são poucas as pessoas que pensam nos fatores ecológicos quando o assunto é games. Sinceramente, espero que isso mude com o passar do tempo, e espero que o próprio Wii U consiga mudar um pouco a mentalidade dos seus consumidores. Mas, e vocês, o que acharam deste curioso, e positivo, fato?

Publicado por