Lá vamos nós de novo, é a primeira coisa que você deve ter pensado, não é mesmo? Então, o Whatsapp pode sofrer novo bloqueio nas próximas horas aqui no Brasil. Ontem, dia 27, o Ministério Público Federal do Amazonas teve aceito o pedido da justiça para bloquear 38 milhões de reais do Facebook, pois a empresa descumpriu a determinação de fornecer dados do cadastro e de mensagens trocadas no Whatsapp.
Segundo o órgão, esse valor de 38 milhões é a soma de multas que foram emitidas contra a empresa por desrespeitar decisões judiciais.
“A postura de não atendimento a ordens judiciais claramente se caracteriza como ato atentatório à dignidade da Justiça podendo, além da multa, vir a ser determinada a suspensão dos serviços da empresa no Brasil”, afirmou, em nota, o autor do pedido, procurador da República Alexandre Jabur.
Como de costume, o Facebook, diz que não tem nada a ver com isso, já que a responsabilidade sobre o WhatsApp é das filiais americana e irlandesa da compania, e o MPF responde que isso fere o Marco Civil da Internet, que estabelece que empresas que atuem no Brasil devem se submeter às leis brasileiras.
“Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas etc.”, responde o MPF.
É possível que a situação se resolva sem que o Whatsapp seja bloqueado, mas, se eu fosse você, já estaria pronto para o pior e baixaria o Telegram (caso você ainda não tenha ele instalado no seu celular) antes do WhatsApp ser bloqueado e todo mundo tentar baixar ao mesmo tempo.
Comments are closed.