Versão 98% concluída de Resident Evil para Game Boy Color é compartilhada online

Uma versão quase finalizada de Resident Evil para Game Boy Color, originalmente cancelada em 2000, foi preservada e compartilhada online. Desenvolvido pelo estúdio londrino HotGen, o port era uma tentativa ousada de converter o clássico de PlayStation e Sega Saturn — originalmente lançado em dois CDs — para um cartucho de apenas 2 MB no portátil de 8 bits da Nintendo.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

PUBLICIDADE

Mesmo parecendo inviável, a equipe da HotGen conseguiu adaptar boa parte do jogo com fidelidade surpreendente. A versão recém-preservada foi fornecida por Pete Frith, programador assistente do projeto, e está aproximadamente 98% completa. Segundo ele, o cancelamento veio após uma decisão de um dos criadores de Resident Evil, que não considerava o Game Boy Color uma plataforma digna do jogo. Não está claro se a decisão foi de Shinji Mikami, diretor do original, ou Tokuro Fujiwara, produtor que concebeu a ideia baseada no jogo Sweet Home.

Versão 98% concluída de Resident Evil para Game Boy Color é compartilhada online

Essa build final contém conteúdos inéditos não presentes em versões anteriores vazadas, como o chefe Tyrant e o final do jogo. Embora não tenha sido testado completamente, acredita-se que agora seja possível jogá-lo do início ao fim. Para garantir o acesso, o site Games That Weren’t também disponibilizou hacks que permitem pular diretamente para a batalha final ou para a cena de encerramento.

Ainda assim, o jogo não está livre de problemas. Algumas cutscenes permanecem incompletas, cores de sprites estão incorretas e personagens como Wesker e Barry compartilham o mesmo visual. Zumbis, por exemplo, ajoelham-se ao morrer em vez de cair, o que pode ter sido uma tentativa de suavizar a violência para os padrões da Nintendo. O artista Simon Butler, que trabalhou no projeto, comentou: “Bom ver meus sprites novamente depois de tantos anos. Não foi o projeto mais divertido, mas com certeza foi interessante”.

Embora o port original tenha sido cancelado, o Game Boy Color acabou recebendo Resident Evil Gaiden, uma aventura separada desenvolvida pela M4 com Leon a bordo de um navio de cruzeiro, apresentando visão aérea e trechos em primeira pessoa.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.