Uma versão quase finalizada de Resident Evil para Game Boy Color, originalmente cancelada em 2000, foi preservada e compartilhada online. Desenvolvido pelo estúdio londrino HotGen, o port era uma tentativa ousada de converter o clássico de PlayStation e Sega Saturn — originalmente lançado em dois CDs — para um cartucho de apenas 2 MB no portátil de 8 bits da Nintendo.
Our first big Christmas update is with an amazing recovery of the final build of Resident Evil on Gameboy Color. Hotgen's impressive conversion that got canned. This is much closer to completion, and seems completable too. Lots to discover!https://t.co/PqnSERyZuP pic.twitter.com/u2sPODb7dS
— Games That Weren't (@fgasking) December 17, 2025
Mesmo parecendo inviável, a equipe da HotGen conseguiu adaptar boa parte do jogo com fidelidade surpreendente. A versão recém-preservada foi fornecida por Pete Frith, programador assistente do projeto, e está aproximadamente 98% completa. Segundo ele, o cancelamento veio após uma decisão de um dos criadores de Resident Evil, que não considerava o Game Boy Color uma plataforma digna do jogo. Não está claro se a decisão foi de Shinji Mikami, diretor do original, ou Tokuro Fujiwara, produtor que concebeu a ideia baseada no jogo Sweet Home.
Essa build final contém conteúdos inéditos não presentes em versões anteriores vazadas, como o chefe Tyrant e o final do jogo. Embora não tenha sido testado completamente, acredita-se que agora seja possível jogá-lo do início ao fim. Para garantir o acesso, o site Games That Weren’t também disponibilizou hacks que permitem pular diretamente para a batalha final ou para a cena de encerramento.
Ainda assim, o jogo não está livre de problemas. Algumas cutscenes permanecem incompletas, cores de sprites estão incorretas e personagens como Wesker e Barry compartilham o mesmo visual. Zumbis, por exemplo, ajoelham-se ao morrer em vez de cair, o que pode ter sido uma tentativa de suavizar a violência para os padrões da Nintendo. O artista Simon Butler, que trabalhou no projeto, comentou: “Bom ver meus sprites novamente depois de tantos anos. Não foi o projeto mais divertido, mas com certeza foi interessante”.
Embora o port original tenha sido cancelado, o Game Boy Color acabou recebendo Resident Evil Gaiden, uma aventura separada desenvolvida pela M4 com Leon a bordo de um navio de cruzeiro, apresentando visão aérea e trechos em primeira pessoa.


