Vendas do Switch 2 ficam abaixo do esperado no primeiro fim de ano

As vendas do Switch 2 enfrentaram um declínio inesperado durante o primeiro período de festas de fim de ano, frustrando comparações com o desempenho inicial do console original. Mesmo com um início promissor e um marco de 10 milhões de unidades vendidas até novembro de 2025, os números mais recentes mostram uma desaceleração, principalmente em mercados ocidentais.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

De acordo com o relatório do site The Game Business, o Switch 2 vendeu 35% menos nos Estados Unidos em comparação ao primeiro Switch durante o mesmo intervalo em 2017. No Reino Unido, o recuo foi de 16% nas vendas específicas de fim de ano, embora os números totais do ano tenham superado os da primeira geração em 6%.

Fatores que impactaram as vendas do Switch 2

Novembro de 2025 tem pior desempenho em vendas físicas de jogos e consoles nos EUA desde 1995

PUBLICIDADE

A queda nas vendas do Switch 2 pode ser explicada por dois pontos principais. Primeiro, a ausência de um grande título ocidental de impacto no lançamento da nova geração. Em segundo lugar, a instabilidade econômica global que afeta diretamente o poder de compra dos consumidores, principalmente nos Estados Unidos e Europa.

Mesmo com o desempenho abaixo do esperado nas festas, a Nintendo se mostrou satisfeita com o desempenho anual do console, especialmente no Japão, onde o Switch 2 vendeu 1,32 milhão de unidades no período de fim de ano, contra 1,39 milhão do Switch 1. Porém, levando-se em conta o ano completo, o novo modelo teve um crescimento de 11% em relação à versão anterior no mercado japonês.

Ainda não está claro como a Nintendo pretende reagir a esses dados, mas a tendência é que novos jogos exclusivos para o ocidente e promoções estratégicas para 2026 ajudem a recuperar o fôlego da nova geração do console.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.