As vendas do Switch 2 enfrentaram um declínio inesperado durante o primeiro período de festas de fim de ano, frustrando comparações com o desempenho inicial do console original. Mesmo com um início promissor e um marco de 10 milhões de unidades vendidas até novembro de 2025, os números mais recentes mostram uma desaceleração, principalmente em mercados ocidentais.
De acordo com o relatório do site The Game Business, o Switch 2 vendeu 35% menos nos Estados Unidos em comparação ao primeiro Switch durante o mesmo intervalo em 2017. No Reino Unido, o recuo foi de 16% nas vendas específicas de fim de ano, embora os números totais do ano tenham superado os da primeira geração em 6%.
Fatores que impactaram as vendas do Switch 2

A queda nas vendas do Switch 2 pode ser explicada por dois pontos principais. Primeiro, a ausência de um grande título ocidental de impacto no lançamento da nova geração. Em segundo lugar, a instabilidade econômica global que afeta diretamente o poder de compra dos consumidores, principalmente nos Estados Unidos e Europa.
Mesmo com o desempenho abaixo do esperado nas festas, a Nintendo se mostrou satisfeita com o desempenho anual do console, especialmente no Japão, onde o Switch 2 vendeu 1,32 milhão de unidades no período de fim de ano, contra 1,39 milhão do Switch 1. Porém, levando-se em conta o ano completo, o novo modelo teve um crescimento de 11% em relação à versão anterior no mercado japonês.
Ainda não está claro como a Nintendo pretende reagir a esses dados, mas a tendência é que novos jogos exclusivos para o ocidente e promoções estratégicas para 2026 ajudem a recuperar o fôlego da nova geração do console.

