InícioGamesVazamento de dados coloca 89 milhões de contas da Steam em risco

Vazamento de dados coloca 89 milhões de contas da Steam em risco

Um suposto vazamento de 89 milhões de contas da Steam está circulando em fóruns da dark web, levantando alertas para usuários da plataforma. Segundo relatos, os dados estão sendo vendidos por US$ 5.000, o que pode colocar em risco milhares de bibliotecas de jogos digitais. Diante da incerteza sobre a origem do vazamento, especialistas recomendam trocar imediatamente a senha da conta, especialmente para quem não utiliza autenticação em duas etapas (2FA).

PUBLICIDADE

Detalhes do vazamento e investigações em andamento

A denúncia partiu do perfil MellowOnline1 no X, que compartilhou uma publicação do LinkedIn feita pela empresa Underdark AI. Nela, o usuário Machine1337 teria anunciado a venda de milhões de credenciais em um fórum reconhecido de comércio ilegal de dados. Caso seja verdadeiro, os dados podem ser usados não apenas para acessar contas, mas também para enviar mensagens de phishing extremamente convincentes.

Inicialmente, levantou-se a suspeita de que o vazamento pudesse ter partido da Twilio, empresa que presta serviços de autenticação em duas etapas, mas a própria Valve desmentiu qualquer relação com a fornecedora. Até o momento, não se sabe ao certo a origem do vazamento, o que agrava ainda mais a situação para usuários sem proteção extra.

PUBLICIDADE

Como se proteger agora

Apesar da incerteza, a recomendação principal é trocar sua senha imediatamente, especialmente se ela for antiga ou reutilizada em outros serviços. Usuários com Steam Guard (o sistema 2FA da plataforma) estão relativamente protegidos, já que o vazamento não parece conter dados capazes de burlar esse método de segurança.

Para reforçar a segurança da conta:

  • Ative o Steam Guard via aplicativo móvel.
  • Use senhas únicas e longas, com combinações de letras, números e símbolos.
  • Evite clicar em links de mensagens suspeitas, mesmo que pareçam vir de amigos.
PUBLICIDADE
Giácomo
Giácomo
Apaixonado por Counter-Strike e Souls-Like, escrevo sobre games e animes no Critical Hits. No meu tempo livre, gosto de assistir séries e jogar basquete.