O Projeto Blackbird, MMO futurista da ZeniMax Online Studios, foi oficialmente cancelado após a mais recente onda de demissões na Microsoft, que cortou cerca de 9 mil empregos em diferentes divisões da empresa. O título, que vinha sendo desenvolvido como uma nova propriedade intelectual para Xbox, prometia uma experiência de tiro em terceira pessoa com ambientação alien noir, misturando elementos de Destiny, Blade Runner e Horizon Zero Dawn.
O vazamento vem do Gamingleaks e aponta muitos detalhes do jogo que nunca vai ver a luz do dia:
O Projeto Blackbird era descrito como um RPG de ação cooperativo ambientado em Soteria, um planeta com regiões congeladas e escaldantes, dividido por uma área habitável chamada A Faixa do Crepúsculo. O jogador controlaria um Revenant — humano ciberneticamente aprimorado — a serviço de uma IA chamada PAN, responsável por manter o equilíbrio entre cinco facções alienígenas em uma megacidade flutuante chamada Êxodo.
Entre as facções planejadas estavam os Menst, alienígenas arrogantes que se consideram superiores; os Calpiten, mestres da manipulação e mídia; os Nemocitos, uma espécie aquática que usava exotrajes para sobreviver; os W’Hurran, comerciantes peludos e clânicos; e os Trahet, capazes de extrair segredos dos outros. O jogo ofereceria uma narrativa central envolvendo um assassinato de alto escalão e a missão de restaurar a ordem em Êxodo, além de missões cooperativas para até seis jogadores e eventos públicos dinâmicos.
Personalização, exploração e jogabilidade vertical
Outro destaque do Projeto Blackbird era a personalização profunda. Os Revenants seriam totalmente customizáveis, com opções de armas, tatuagens, biotecnologias e até apartamentos, veículos e drones. O jogo também apostava em mecânicas de movimentação vertical, com ganchos, corridas em paredes e escaladas livres, inspiradas em jogos como Spider-Man e Titanfall 2.
A jogabilidade prometia integrar combate dinâmico, exploração vertical e atividades paralelas cooperativas, como corridas e jogos esportivos futuristas. Além disso, o MMO seguiria o modelo já consagrado em The Elder Scrolls Online, com atualizações semanais, mensais e expansões periódicas.
Cancelamento inesperado durante fase inicial de produção
Apesar do potencial, o Projeto Blackbird foi encerrado de forma abrupta como parte da reestruturação interna da Microsoft, que atingiu também outros títulos como Perfect Dark e Everwild. Segundo fontes internas, a equipe da ZeniMax não esperava o cancelamento, pois em junho havia apresentado uma versão de demonstração que impressionou a liderança da Microsoft. O estúdio estava prestes a sair da pré-produção e entrar em desenvolvimento total, com lançamento inicialmente previsto para 2027 ou 2028.
A decisão foi comunicada em uma reunião virtual no dia 2 de julho, apenas cinco minutos após o anúncio público das demissões feito por Phil Spencer. Cerca de 50% da equipe da ZeniMax teria sido afetada pelos cortes.
Um futuro incerto para os estúdios da Microsoft
Com a saída de figuras importantes como Matt Firor, ex-líder da ZeniMax, e Gregg Mayles, diretor de Sea of Thieves, além de três jogos de peso cancelados, a situação dos estúdios da Microsoft é motivo de preocupação para fãs e analistas da indústria. O Projeto Blackbird representava uma nova direção para a ZeniMax após o sucesso contínuo de The Elder Scrolls Online, mas infelizmente jamais verá a luz do dia.