Os Majors de dota são torneios enormes que culminam no The International, que é o principal torneio do jogo, com uma premiação total que excede os $20 milhões de dólares. O formato estreou em 2015 com quatro eventos durante a temporada, enquanto a temporada de 2016-17 reduziu a quantidade para três: Boston em Dezembro de 2016, Kiev em Abril de 2017 e o International em Agosto de 2017. Mas para a temporada de 2017-18, a Valve anunciou hoje que o atual sistema de Major está sendo deixado de lado.
“Para o próximo ano nós faremos um “aprroach” mais orgânico para cultivar o ecossistema competitivo, trabalhando mais de perto com torneios third-party. Ao invés do sistema de Majors, nós selecionaremos vários torneios third-party para patrocinar diretamente. Escreveu a Valve. “Além disso, os jogadores competindo nesses torneios receberão Pontos de Qualificação que serão o fator decisivo na hora de determinar os convites para o The Internacional 2018.”
Os torneios patrocinados pela Valve serão divididos em dois tiers, Majors e Minors. Os Majors deverão ter uma premiação mínima de $500,000 dólares e receberão um adicional de $500,000 dólares da Valve, para aumentar a premiação. Já os Minors devem ter uma premiação de $150,000 dólares e receberão mais $150,000 da Valve. Ambos Majors e Minors deverão ter pelo menos um qualificado de cada região primária (NA, SA, SEA, CN, EU e CIS), e deverão ter um “componente em LAN para as finais em seu torneio.” A Valve cuidará de marcar todos os torneios para que não haja conflitos.
O International deste ano acontecerá no dia 12 de Agosto.