A Valve tem financiado discretamente projetos de emulação open source como o FEX, que permite rodar jogos de Windows em dispositivos com arquitetura Arm, incluindo celulares e tablets. A revelação foi feita pelo engenheiro da Valve, Pierre-Loup Griffais, em entrevista ao The Verge, onde afirmou que a empresa não só apoiou como iniciou o desenvolvimento do projeto FEX. A iniciativa visa eliminar a necessidade de ports e permitir que a biblioteca de jogos do Steam seja executada diretamente em novos dispositivos.
O FEX, que agora será essencial no funcionamento do recém-anunciado Steam Frame, headset com chip Arm, vem sendo desenvolvido há sete anos com apoio direto da Valve. Ryan Houdek, um dos principais responsáveis pelo projeto, agradeceu à empresa pelo financiamento contínuo e pela liberdade de manter a ferramenta como código aberto. O objetivo é garantir que o emulador seja adaptável a diversos usos além do interesse da própria Valve.
Estratégia da Valve com Arm e emulação vem desde 2016
Segundo Griffais, a Valve começou a considerar seriamente a arquitetura Arm ainda em 2016, prevendo que seriam necessários quase dez anos de desenvolvimento para alcançar a maturidade técnica necessária. A ideia surgiu após o fracasso do Steam Machine, que sofreu com uma biblioteca limitada devido à falta de compatibilidade de jogos com o Linux. Com isso, a Valve passou a investir pesado em tecnologias como o Proton e agora o FEX, visando manter a biblioteca do Steam intacta e funcional em novas plataformas, sem exigir retrabalho dos desenvolvedores.
Atualmente, ferramentas como Proton e FEX já são utilizadas em conjunto por emuladores populares para dispositivos móveis, sendo responsáveis por tornar viável a execução de jogos de Windows em celulares com chips Arm. Mesmo que a Valve ainda não tenha anunciado planos específicos para o mercado mobile, o investimento em emulação pode estar pavimentando esse caminho para o futuro.

