A Valve tem um pedido para os desenvolvedores: A empresa quer que a prática cada vez mais comum de prometer keys do jogo, em troca de votos no Greenlight. Segundo Aiden Kroll, em publicação voltada para os desenvolvedores, essa prática dificulta bastante o processo de escolher os jogos mais populares e que, consequentemente, irão para a plataforma.
“Quando vocês trocam keys por votos, vocês nos colocam em uma posição bem desconfortável” disse Kroll, que completou:”Eu não acredito que esses votos demonstrem precisamente o interesse do consumidor, e isso faz o nosso trabalho ficar mais difícil”.
Alguns desenvolvedores creem que a prática vale a pena, já que chama a atenção para o título em questão e pode suprir qualquer prejuízo causado, já que o fato do jogo ir para o Steam garante que o jogo vá vender muito mais. Porém, Kroll alerta que o efeito pode ser reverso, e o jogo pode demorar bem mais para ser aprovado no Greenlight dessa forma. Seria essa uma forma de punição da Valve por “jogar sujo”?