O cenário da indústria de games está em constante mudança, e a Microsoft vem enfrentando desafios importantes com o Xbox. Após anos de expectativa em torno do crescimento do ecossistema, projeções apontam que o número de usuários ativos de consoles Xbox deve se manter em torno de 42 milhões até o final de 2025, sem grandes avanços.
Xbox active console users is expected to “flatline”around 42m by end of 2025, says research firm Omdia
This is active users, so includes Xbox Series X|S and Xbox One players
See more: https://t.co/Rgu7ymbsxt pic.twitter.com/JSLdKuUP9H
— Hunter 🎮 (@NextGenPlayer) August 29, 2025
No início da geração do Xbox Series X e Series S, a Microsoft traçou planos ambiciosos. A ideia era expandir a base de jogadores por meio de três pilares principais: o crescimento acelerado do Xbox Game Pass, a popularização do cloud gaming e a adoção em massa dos consoles da marca. Contudo, cinco anos depois, esses objetivos não tiveram o desempenho esperado.
Enquanto o Game Pass apresenta um ritmo mais lento de expansão, o serviço de nuvem ainda não conseguiu atrair um público significativamente novo. Por isso, durante a Gamescom 2025, a companhia deixou claro que o foco agora será o PC como plataforma central de engajamento.

A Microsoft vem investindo em uma experiência de Windows voltada especialmente para os gamers, com uma interface em tela cheia que imita o visual do Xbox. Esse recurso chega junto ao Asus ROG Xbox Ally, o primeiro dispositivo portátil co-branded da empresa.
Apesar da aposta em novos formatos, ainda existem diferenças marcantes entre as bibliotecas de jogos disponíveis para console e PC. Recursos como o sistema de entrega avançada de shaders e o Programa de Compatibilidade para Portáteis devem levar anos para amadurecer. Mesmo assim, projeções indicam que 2,3 milhões de PCs portáteis devem ser vendidos apenas em 2025, mostrando o potencial desse mercado.