Unreal Engine 5.7 chega com recursos inéditos para criar mundos maiores e mais detalhados

A chegada da Unreal Engine 5.7 representa um salto importante para desenvolvedores que buscam ferramentas avançadas para construir mundos maiores e visualmente mais complexos. A nova versão do motor da Epic chega com melhorias de desempenho, novos recursos gráficos e sistemas atualizados que facilitam o trabalho de quem cria jogos de diferentes escalas. Com tantas novidades, a Unreal Engine 5.7 se destaca ainda mais na produção de experiências que exigem alta fidelidade visual e workflows inteligentes.

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Entre as mudanças mais aguardadas está o avanço do MegaLights, que deixa o status de recurso experimental e passa a ser classificado como Beta. Essa tecnologia permite adicionar um número muito maior de luzes dinâmicas com sombras reais, incluindo sombras suaves vindas de fontes complexas como luzes de área. O processo é mais escalável e intuitivo, o que facilita a criação de ambientes ricos, amplos e cheios de detalhes, algo essencial para projetos modernos.

Nanite Foliage e avanços visuais ganham destaque

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A Unreal Engine 5.7 também reforça o foco na qualidade visual, trazendo melhorias importantes para luzes direcionais, objetos translúcidos, partículas do Niagara com sombras e um sistema mais preciso para renderização de cabelos. Além disso, a Epic afirma que esta versão oferece melhor desempenho inicial, menos ruído nas cenas e menor necessidade de ajustes manuais na iluminação, o que otimiza bastante o fluxo de produção.

Outro destaque é a chegada do Nanite Foliage, ainda em fase experimental, que finalmente permite usar o Nanite em vegetação. Isso só é possível graças ao novo sistema de renderização de geometria baseado em Voxel Nanite, responsável por desenhar milhões de pequenos elementos sobrepostos, criando massas sólidas como copas de árvores, agulhas de pinheiros e detalhes do solo. Esse processo acontece com taxas de quadros estáveis e sem transições visíveis, dispensando a criação manual de níveis de detalhe. A tecnologia ainda utiliza Conjuntos Nanite para reduzir custo de armazenamento e renderização, além de aplicar o Nanite Skinning para criar comportamentos dinâmicos, como a reação do vento na vegetação.

A Unreal Engine 5.7 também inclui uma versão atualizada do sistema de Geração Procedural de Conteúdo, agora pronto para uso em produção, com desempenho aprimorado na GPU e um novo modo no Editor para facilitar personalização.

Para completar, a nova versão oferece uma edição totalmente estável do Substrate, tecnologia feita para criar materiais complexos e realistas. O motor ainda inclui um Assistente de IA integrado ao Editor, permitindo fazer perguntas, gerar código em C++ ou receber instruções passo a passo sem precisar sair da ferramenta.

Com todas essas melhorias, a Unreal Engine 5.7 se consolida como um dos motores gráficos mais avançados da atualidade, oferecendo recursos robustos que podem transformar a forma como desenvolvedores constroem jogos e aplicações interativas.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.