InícioGamesÚltima atualização do uTorrent vem com Minerador de Bitcoins escondido

Última atualização do uTorrent vem com Minerador de Bitcoins escondido

Você usa o uTorrent pra baixar filmes, jogos e afins? Bom, se você usa (praticamente todo mundo usa) e instalou a última versão dele ou andou atualizando recentemente, parabéns, seu computador está nesse momento gerando bitcoins para terceiros como forma de pagamento pelo tempo dedicado a este programa que, basicamente, é usado para a pirataria.

Juntamente com a instalação do uTorrent, o programa também instala o Epic Scale, um programa que parece inofensivo, mas que na verdade faz isso, usa ciclos da sua CPU para minerar Bitcoins, aumentando o consumo da sua máquia e deixando o seu PC mais lento.

Segundo o uTorrent, é possível não instala-lo juntamente com a atualização (desmarcando alguma caixinha durante o processo, tipo aquelas ciladas que o Baidu e o Ask botam no meio dos instaladores) ou depois remove-lo via gerenciador de tarefas, mas o Epic Scale continua nos registros do seu computador.

Em declaração do uTorrent, eles disseram que eles verificaram que a instalação do Epic Scale não é forçada, e que o Epic Scale é um excelente parceiro deles em gerar receita para eles e para terceiros (não para você, obviamente).

Fonte: Engadget

Edit: Como vocês perguntaram, eu dei uma pesquisada em como remover o Epic Scale e, até o momento, quatro programas ajudam nisso:

  1. CCleaner (vá em Tools > Uninstall e procure por Epic Scale)
  2. AdwCleaner (clique em Scan e mande-o remover o programa, reinicie o seu computador e pronto)
  3. MalwareBytes Anti-Malware (faça um scan e remova o programa)
  4. HitmanPro (faça um scan e encontre o Epic Scale na lista de ameaças)

Alternativamente, você pode encontrar o programa na seguinte pasta: C:\ProgramData\Application data\Epicscale\EpicScale.exe e apaga-lo diretamente.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.