Em um comunicado oficial, a Ubisoft se pronunciou sobre as recentes polêmicas envolvendo o retrato de Yasuke em seu próximo jogo, Assassin’s Creed Shadows. A nota, direcionada à comunidade japonesa, busca esclarecer as intenções e decisões criativas do desenvolvimento do jogo, que se passa no Japão Feudal.
A equipe de desenvolvimento começou expressando sua gratidão pelo apoio contínuo à série Assassin’s Creed, que já conta com quase 20 anos de história. A Ubisoft também enfatizou que seu objetivo nunca foi apresentar Assassin’s Creed Shadows, ou qualquer outro jogo da franquia, como uma representação factual da história. O foco é despertar a curiosidade dos jogadores e incentivá-los a explorar e aprender mais sobre os períodos históricos que inspiram os jogos.
O comunicado destaca os esforços para garantir uma representação imersiva e respeitosa do Japão Feudal, incluindo colaborações com consultores externos, historiadores, pesquisadores e equipes internas da Ubisoft Japão. Apesar desses esforços, a empresa reconhece que alguns elementos nos materiais promocionais causaram preocupação na comunidade japonesa, pedindo desculpas sinceras por isso.
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A Ubisoft reforçou que os jogos da série Assassin’s Creed são obras de ficção inspiradas em eventos e figuras históricas reais, tomando liberdades criativas para criar novas experiências. A representação de Yasuke no jogo exemplifica essa abordagem. Sua vida única e misteriosa fez dele um candidato ideal para contar uma história de Assassin’s Creed ambientada no Japão Feudal.
Yasuke é retratado como um samurai em Assassin’s Creed Shadows, um ponto que gerou debate. A Ubisoft integrou cuidadosamente essa representação na narrativa do jogo, juntamente com a outra protagonista, a shinobi japonês Naoe. Ambos os personagens oferecem estilos de jogo distintos.