A Ubisoft confirmou o cancelamento de seis jogos em desenvolvimento, incluindo o aguardado remake de Prince of Persia – As Areias do Tempo, como parte de uma reestruturação completa do portfólio e operações da empresa. A decisão foi anunciada após uma análise interna da linha de produção de conteúdos realizada nos últimos dois meses.
Segundo o comunicado oficial, a empresa decidiu “realocar recursos e revisar de forma abrangente seu planejamento para os próximos três anos”, priorizando jogos com maior potencial de retorno e qualidade excepcional. A nova estratégia da Ubisoft coloca como foco principal o segmento de aventuras em mundo aberto, além de reforçar sua posição no mercado de jogos com modelo de serviço contínuo.
Reestruturação elimina projetos e adia lançamentos

A empresa declarou que os jogos cancelados não atendiam aos critérios revisados de qualidade e alinhamento com a nova estratégia. Entre os títulos encerrados estão o remake de Prince of Persia, três novas propriedades intelectuais ainda não anunciadas, um jogo mobile e um sexto título não identificado.
Além dos cancelamentos, sete outros jogos foram adiados, incluindo um título não revelado que estava previsto para o ano fiscal de 2026 e foi postergado para o ano seguinte. Rumores indicam que este projeto seria o também especulado remake de Assassin’s Creed – Black Flag, reforçado por um recente registro do título “Black Flag Resynced” no sistema de classificação europeu PEGI.
Mudança de postura frente à concorrência
Durante uma conferência para investidores, o diretor financeiro Frederick Duguet explicou que a decisão foi tomada em função da crescente seletividade do mercado e da competição acirrada entre as grandes franquias. “Precisamos focar nossos esforços nas produções com maior chance de sucesso a longo prazo”, declarou.
O remake de Prince of Persia estava em desenvolvimento desde 2017 pelos estúdios Ubisoft Pune e Mumbai. Após críticas à revelação inicial, o projeto passou por diversas reformulações, chegando a ser transferido para o estúdio Ubisoft Montreal, responsável pelo título original de 2003. No ano passado, a Ubisoft Toronto também se juntou à produção, com lançamento então previsto até março de 2026.
Agora, com o cancelamento, a franquia Prince of Persia volta a ficar sem novos títulos confirmados, mesmo após o sucesso recente de The Lost Crown.
