InícioAnimeTradutor de Pokémon se desculpa pelos jogos anteriores da série não serem...

Tradutor de Pokémon se desculpa pelos jogos anteriores da série não serem mais inclusivos

PUBLICIDADE

Nob Ogasawara, um dos mais antigos tradutores dos jogos da série principal de Pokémon, que esteve presente desde o Red and Blue, comentou recentemente no Twitter que gostaria que os títulos anteriores da franquia fossem mais inclusivos na questão dos gêneros.

PUBLICIDADE

Tudo começou com um tweet de um usuário conhecido como Dogasu, observando que a partir de Pokémon GO os jogos da franquia deixaram de fazer a pergunta “Você é menino ou menina?”, substituindo por uma opção mais inclusiva.

PUBLICIDADE

“Até o X e Y, os jogos de Pokémon costumavam começar quase sempre com o professor perguntando ‘Você é menino ou menina?’. Mas de Pokémon Go em diante, a formulação desta pergunta foi alterada para ser um pouco mais inclusiva em relação aos jogadores que talvez não se identifiquem como nenhum dos dois.”

Em uma das respostas desse tweet, Ogasawara lamenta por essas opções não estarem disponíveis nos títulos mais antigos da série. “Eu gostaria de estar mais atento a isso naquela época. Perdi uma oportunidade de ajudar a tornar a franquia mais inclusiva, e por isso eu sinto muito”, afirmou o tradutor.

Nos comentários, muitos fãs parecem compreender a situação de Ogasawara, com o próprio autor do tweet relembrando que os jogos originais em japonês também não eram muito inclusivos, limitando as modificações que a tradução poderia fazer.

PUBLICIDADE

“Bem, não é como se os jogos originais em japonês dos quais você estava traduzindo fossem tão inclusivos assim. Você estava apenas fazendo o trabalho para o qual foi contratado com o conhecimento que tinha na época.
Desde que continuemos a viver, aprender e crescer, como você, então eu digo que está tudo bem.”

Tradutor de Pokémon se desculpa pelos jogos anteriores da série não serem mais inclusivos

Os jogos mais recentes da franquia principal de Pokémon são Pokémon Sword e Pokémon Shield, que estão exclusivos de Nintendo Switch.

Confira também:

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.