Nos últimos dias, o jogo de estratégia da Creative Assembly, Total War: Rome II está recebendo uma chuva de reviews negativos no Steam. E o motivo para isso não é algum tipo de bug ou tem relação com a qualidade do jogo, na verdade os jogadores estão insatisfeitos porque a desenvolvedora aumentou a probabilidade de mulheres generais comporem o seu exército.
Sim, você não leu errado, mais uma vez gamers estão reclamando porque personagens femininas estão aparecendo nos seus preciosos jogos.
A atualização do jogo que trouxe mais generais femininas aconteceu em março desse ano, mas aparentemente as reclamações começaram a ocorrer nos últimos dias, principalmente depois do surgimento de uma imagem onde aparecem apenas generais do sexo feminino para serem escolhidas.
Respondendo aos ataques dos fãs, que acusavam a desenvolvedora de “obrigar” os jogadores a jogar com mulheres, a gerente de comunidade Ella McConnell disse que embora Total War prese pela autenticidade história, o jogo nunca teve como objetivo ser 100% fiel historicamente.
“Os jogos da franquia Total War são historicamente autênticos, não historicamente precisos – se as unidades femininas o incomodarem, você pode baixar um mod ou simplesmente não jogar”.
O comentário de McConnell provocou ainda mais a fúria desses intitulados “gamers” e alguns chegaram a pedir que o estúdio demitisse a funcionaria.
Em seguida, McConnell respondeu: “Eu não sou do RH, nem é meu trabalho empurrar uma ‘agenda pessoal’ – eu transmito os pontos de vista da empresa, que é onde a declaração sobre a autenticidade histórica versus precisão histórica (e a inclusão das mulheres) se origina.”
Nesse ponto a discussão escalou ainda mais atraindo neonazistas, pessoas favoráveis ao Gamergate e simplesmente o pior tipo de gente que você pode imaginar.
Com toda essa controvérsia, as Análises Recentes de Total War: Rome II no Steam passaram de Praticamente Positivas para Ligeiramente Negativas. No momento em que essa matéria foi escrita, nos últimos três dias o jogo somava mais de mil análises negativas.
Depois de tudo isso, a Creative Assembly divulgou um comunicado oficial na sua conta do Twitter, esclarecendo que a taxa de aparição de generais femininas não foi alterada e não há qualquer bug.
“Não houve mudanças nas taxas de aparição de generais femininas recrutáveis. Mas com a adição do recurso de árvore genealógica e as novas opções de jogabilidade, as facções jogáveis podem ganhar mais membros femininos da família através do casamento.”
“Essas chances podem ser modificadas pelo jogador. Não encontramos nenhum bug verificável mostrando que isso não estava funcionando como programado.”
A desenvolvedora ainda explica que a taxa de aparição de mulheres na maioria das facções do jogo é de 15%, no entanto, na facção Kush essa chance é de 50% e isso foi feito para representar as diferenças culturais de cada facção na época.