Tomb Raider 2013 vai expandir sua presença nas plataformas digitais ao chegar oficialmente aos dispositivos móveis em 2026. O anúncio da nova versão foi feito pela Feral Interactive, que revelou que o título será disponibilizado para Android e iOS no dia 12 de fevereiro do próximo ano. O jogo, que marcou o início da trilogia Survivor, chegará com todos os conteúdos extras da versão original.
A nova edição mobile de Tomb Raider 2013 virá com os 12 pacotes de conteúdo adicional que foram lançados anteriormente, oferecendo melhorias, roupas alternativas e um novo túmulo para exploração. A adaptação foi feita para funcionar bem nas telas sensíveis ao toque, com uma interface personalizável que permite alternar rapidamente entre combate e resolução de quebra-cabeças. Também haverá suporte para controles físicos, incluindo gamepads, teclado e mouse.
Nova versão traz suporte completo a controles e interface adaptada

Além da interface otimizada, o jogo estará disponível por US$ 19,99 e já pode ser adquirido na App Store por usuários de iOS. Usuários de Android, por sua vez, já podem fazer o pré-registro na Google Play Store. O lançamento ocorre pouco tempo depois da versão para Nintendo Switch, ampliando ainda mais o alcance do título.
A trama acompanha uma jovem Lara Croft em sua primeira expedição arqueológica, que termina em um naufrágio na ilha de Yamatai. A partir daí, a personagem precisa enfrentar cultistas, perigos naturais e desafios para sobreviver e escapar do local. O jogo original, lançado em 2013, marcou a reinvenção da franquia com um tom mais realista e foco em narrativa e sobrevivência.
Durante o The Game Awards da semana passada, a franquia também foi destaque com o anúncio de dois novos projetos: Tomb Raider Catalyst, desenvolvido pela Crystal Dynamics em parceria com a Amazon, e Tomb Raider Legacy of Atlantis, uma releitura do jogo original de 1996.

