A consultoria de Desing Teague – a companhia por trás do design do primeiro Xbox – deixou suas criticas e comentários sobre o console da Sony, o PlayStation 4, numa página da Fast Company’s Design.
De acordo com a Teague, enquanto o PS4 é muito mais bonito que seus predecessores e que o controle inclua grandes aprimoramentos é ” quase como se esses dois componentes fosses criados separadamente, e nuncas combinados para criar um sistema coeso de verdade.” A companhia também tem o feeling que o PS4 tem um visual muito parecido com o PlayStation 2 Slim, a “grande maravilha tecnológica para hardware de consoles em seu tempo.”
Uma característica que claramente demonstra o empenho da Sony em mostrar o PS4 como um console focados em jogos, de acordo com a Teague, é o redesign da linha de luz. A linha dá um feedback melhor para os usuários através de ” comportamento e colorização mais emocionais”, com o que afirma ser um grande aprimoramento dos antes confusos indicadores LED usado nos consoles anteriores.
Entretanto, a Teague escreve que o posicionamento do botão de power ser aonde a mão dos jogadores vai estar quando eles estiverem ejetando o disco foi uma escolha estranha, assim como a decição de de colocar o driver de disco no lado esquerdo, contrariando a tradição da casa. O design angular também não foi declarada a melhor das escolhas para “uma caixa que vai ficar lado-a-lado com caixas retangulares”.
E os comentários continuam, afirmando que o DualShock é agora é menos uma peça de hardware e mais um controlador sensível de verdade. Mas por mais que a companhia esteja impressionada com o design individual e performance do controle, eles acham que há uma “desconexão de design” entre o controle e o console. Enquanto o console é quadrado em todas a pontas, o DualShock4 é mais redondo. Essa “quebra na linguagem de design” é confirmada pela cor preta do console enquanto o controle tem um tom mais acinzentado.
“Se esse é de fato o ato final dos consoles de em caixas, a Sony perdeu em fazer um final verdadeiramente épico,” continuaram. ” Nosso pensamento é que eles devem ter colocado todos os esforços no novo controle. Essa deveria ser a cara do PS4. O console tem que ser o suporte, não o centro da experiência de jogo.”
Apesar de eu concordar com eles sobre o design divergente entre o console e o controle, todo o resto parece um papo muito além do interesse em jogos. Discussão válida para quem gosta dessa parada de design e esse tipo de coisa, mas sinceramente… Quem se importa com a aparência do PS4? Ou do Xbox One? De qual lado se põe o disco? Dos cinquenta tons de cinza do controle? Mimimi demais. Ainda mais pra empresa que fez o desing do primeiro Xbox que convenhamos, não era nenhuma obra de arte.
Comments are closed.