The Matrix Online foi cancelado com menos de 500 usuários ativos

The Matrix Online não é um jogo necessariamente “velho”, não somente pelo fato de ter sido lançado em 2005, mas sim por ter sido descontinuado em 2009, quando a Sony decidiu encerrar o serviço que permitia os jogadores continuarem online no jogo. Durante a GDC Europe deste ano a diretora de Relações Globais de Comunidade da Sony, Linda Carlson, revelou que o jogo possuía menos de 500 jogadores ativos quando foi descontinuado. O assunto retornou à pauta da Sony como exemplo de que alguns serviços precisam ser parados para manter a saúde econômica dos estúdios.

Mesmo que o jogo apresentasse uma quantidade muito pequena de usuários, “o custo de manutenção só para manter o jogo rodando era ridículo”, segundo Carlson, falando sobre a tentativa da Sony Online Entertainment em manter o jogo “vivo”. Linda ainda disse: “As vezes você tem que simplesmente desligar esses jogos”.

A história de Matrix Online mostra que nem todo título pode dar certo, mesmo com investimento e um nome de peso por trás. Aliás, os games de Matrix nunca fizeram grande sucesso, salvo uma ou outra exceção. Mas uma ideia de um MMO no mundo de Matrix é promissora simplesmente por isso. Mas acho que não era o que os gamers estavam procurando.

Tem algum leitor do Critical Hits que ainda jogava Matrix Online na época que foi cancelado? Nos conte sua experiência com o jogo!

Ryan da Costa

Ex-redator

Publicado por
Tags: Matrix