O jogo The Alters ultrapassa 280 mil cópias vendidas menos de um mês após seu lançamento, segundo anunciou a própria 11 Bit Studios. O mais recente título do estúdio conquistou fãs e crítica com sua narrativa reflexiva e escolhas impactantes, solidificando-se como uma das estreias de maior sucesso do estúdio até aqui.
Em uma mensagem publicada na página oficial do jogo no Steam, a equipe agradeceu:
“É difícil expressar o quanto isso significa para nós. Criar The Alters foi uma jornada profundamente pessoal, e ver tantos de vocês entrando no mundo de Jan, experimentando suas escolhas, refletindo sobre suas lutas e se conectando com sua história foi algo incrivelmente emocionante. Seu apoio, curiosidade e paixão fazem toda a diferença.”
Além disso, a 11 Bit Studios deixou no ar uma promessa de novos conteúdos no futuro, afirmando:
“Se você já terminou o jogo, pode ter certeza de que isso é apenas o começo. Fique ligado e obrigado por estar conosco.”
Polêmica sobre uso de inteligência artificial
Apesar do sucesso de vendas e da recepção inicial positiva, a 11 Bit Studios se viu no centro de críticas após jogadores descobrirem elementos gerados por inteligência artificial no jogo. Primeiro, fãs notaram textos de fundo em algumas cenas claramente criados por IA, que o estúdio depois confirmou terem sido colocados apenas como um “placeholder” e incluídos por engano na versão final.
280K copies of #TheAlters sold across all platforms and 1M wishlists on Steam! It’s hard to put into words what that means to us.
The fact that so many of you chose to step into Jan’s world – feel it, reflect on it, share it- means everything. Thank you for playing 🙏💜 pic.twitter.com/W6402YUkWS
— The Alters | OUT NOW 🐑 (@altersgame) July 8, 2025
Outro problema detectado foram as legendas mal traduzidas de alguns filmes que o protagonista Jan pode assistir durante a jornada. Jogadores que falam outros idiomas além do inglês perceberam traduções pobres, também geradas por IA.
Em resposta, a 11 Bit Studios admitiu que as traduções dos vídeos foram feitas por inteligência artificial para garantir que estivessem prontos para o lançamento, já que o cronograma apertado impediu a contratação das equipes de tradução tradicionais a tempo. Segundo a desenvolvedora:
“Nossa intenção sempre foi envolver nossas agências de tradução após o lançamento, como parte de uma correção de localização.”
Ainda assim, a equipe reconheceu que errou:
“Em retrospecto, reconhecemos que essa foi a decisão errada. E mais ainda, não importa qual fosse a decisão, deveríamos ter informado vocês.”
O futuro de The Alters
Mesmo com a controvérsia, o desempenho comercial e o carinho dos fãs mostram que The Alters ainda tem muito a oferecer. Com a promessa de novos conteúdos e atualizações para corrigir os problemas localizados, a expectativa é que a experiência continue evoluindo nos próximos meses.