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The Alters – Desenvolvedores esclarecem uso de IA com nota oficial

Após o surgimento de acusações sobre o uso de conteúdo gerado por inteligência artificial no jogo The Alters, os desenvolvedores publicaram uma nota oficial esclarecendo o ocorrido e fornecendo mais contexto sobre o processo de produção. Recebemos a nota diretamente pelo email e abaixo você pode conferir o que eles disseram.

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De acordo com a equipe, ativos gerados por IA foram usados apenas como recursos temporários (WIPs) e em escala muito limitada durante o desenvolvimento. O estúdio reforçou que sempre priorizou narrativas significativas e feitas à mão como pilar criativo do jogo.

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IA foi usada em dois casos pontuais

The Alters - Desenvolvedores esclarecem uso de IA com nota oficial

1. Texto de fundo deixado por engano

Durante a produção, um designer gráfico utilizou um texto gerado por IA como place-holder em um elemento gráfico secundário — um item de fundo sem função narrativa direta. O estúdio explicou que esse texto nunca deveria estar presente na versão final do jogo, mas acabou sendo mantido por engano devido a uma falha interna.

Após revisão completa, a equipe confirmou que foi um caso isolado e já iniciou a atualização do ativo em questão. Para manter a transparência, o estúdio chegou a publicar uma imagem mostrando exatamente onde o texto aparece no jogo, destacando o impacto mínimo sobre a experiência do jogador.

2. Traduções emergenciais de vídeos externos

O segundo caso envolve alguns filmes licenciados assistidos pelos personagens no setor social da base. Esses vídeos foram adicionados nas etapas finais de produção e, por serem conteúdos externos, não contaram com envolvimento criativo do estúdio.

Como exigiam tradução de última hora e não havia tempo hábil para acionar os parceiros de localização, a equipe optou por utilizar IA para localizar temporariamente os vídeos no lançamento. A intenção sempre foi substituir essas traduções por versões feitas por profissionais após o lançamento, e esse processo já está em andamento.

O impacto sobre o jogo

Para ilustrar o peso desses trechos no todo, os desenvolvedores informaram que os vídeos traduzidos com IA representam cerca de 10 mil palavras em um total de 3,4 milhões espalhadas por todos os idiomas do jogo — o equivalente a apenas 0,3% de todo o texto. A alternativa seria lançar os vídeos apenas em inglês, o que prejudicaria a experiência de quem joga em outros idiomas.

O estúdio reconhece que, mesmo com boas intenções, essa não foi a decisão certa, e principalmente, que deveriam ter comunicado isso ao público desde o início.

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Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.