Tetris pode ajudar a curar disfunção oftálmica

A BBC News reportou hoje mais cedo que um grupo de cientistas canadenses publicaram um artigo sugerindo um tratamento diferente para a ambliopia, ou olho preguiçoso, como é conhecida popularmente: jogar Tetris. Em estudo usando 18 adultos, o método acabou se tornando mais eficaz do que o tratamento tradicional, que é usar um tapa olho no olho bom para fazer o olho ruim trabalhar mais e se fortalecer.

Essa disfunção oftálmica se dá em um dos olhos (ou nos dois, dependendo do azar da pessoa) e faz que ele vá perdendo a visão gradualmente. O experimento funcionou da seguinte forma: metade das cobaias usou um óculos especial onde um olho enxergava apenas as peças caindo e o outro o fundo da tela, onde elas ficam. O outro grupo usou o tratamento tradicional: o tapa olho.

Ao fim de duas semanas de testes, o grupo que usou o óculos acabou fazendo mais progresso que o grupo que não usou, conseguindo até jogar sem precisar do óculos, o que seria o próximo estágio para fortalecer ainda mais o olho preguiço.

Gostaram dessa? Mais uma vez os jogos salvaram o mundo. Dá até pra mostrar essa notícia para a avó e dizer que jogar videogame faz bem pros olhos sim.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por
Tags: Tetris

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade