O CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, afirmou em entrevista recente ao programa Squawk Box, da CNBC, que a indústria dos jogos está se voltando cada vez mais para o PC e para ecossistemas abertos, ainda que a experiência dos consoles continue a ter seu espaço no mercado.
Durante a conversa, Zelnick destacou que a definição de “console” pode ser interpretada mais como um conceito de jogos ricos em conteúdo e voltados para longas sessões em uma tela grande, e não necessariamente como um hardware fechado. Segundo ele, esse tipo de experiência não vai desaparecer, mas a tendência é que o setor se concentre cada vez mais em plataformas abertas, como o PC.
Consoles perdem força enquanto o PC avança
A fala do executivo reflete um cenário que já vem se desenhando há anos. O mercado de consoles permanece estagnado, com Sony, Nintendo e Microsoft disputando a mesma base de jogadores. Enquanto isso, o PC continua a crescer, impulsionado por plataformas como a Steam, que vem batendo recordes de vendas e usuários ativos.
Além disso, novos dispositivos como o Steam Deck, o ROG Ally e o esperado Steam Machine estão ampliando a presença do PC no formato portátil e doméstico, invadindo territórios antes dominados pelos consoles tradicionais.
Microsoft, por exemplo, já demonstrou sinais de mudança. Embora a presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, tenha reforçado o foco no console tradicional, rumores indicam que o próximo hardware da empresa será uma espécie de híbrido entre console e PC, com possibilidade até de acesso ao ambiente do Windows.
O próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, comentou recentemente que o objetivo da empresa sempre foi criar um PC melhor por meio do console, e que pretende revisitar esse conceito no futuro. Para ele, o console ainda oferece uma experiência única em desempenho e inovação, mas isso não impede a integração com o universo dos computadores pessoais.
O futuro é multiplataforma
A declaração de Zelnick reforça a ideia de que o futuro dos jogos será cada vez mais multiplataforma, com foco na flexibilidade e no acesso aberto. Com desenvolvedores e publishers priorizando cada vez mais o PC como principal base de lançamento, o papel dos consoles deve passar por uma reformulação nos próximos anos, acompanhando essa mudança de comportamento da indústria e dos jogadores.

