Marcado para a próxima segunda-feira (23), streamers da Twitch estão organizando um “apagão” como forma de protestar contra a drástica diminuição dos pagamentos após a Twitch ter alterado o valor dos subs no Brasil.
O movimento luta pela “transparência dos dados da Amazon” e “ por pagamentos justos”, incentivando que nenhum streamer ou espectador transmita ou assista streams na plataforma durante todo o dia 23 de agosto.
Na última sexta-feira (13), alguns dos principais streamers da plataforma criaram a União dos Streamers (anteriormente chamada de Sindicato dos Streamers), com o objetivo de pressionar a Twitch para que mudanças sejam feitas na forma como o valor dos subs é repassado para os criadores. O manifesto, que já conta com a assinatura de mais de 2 mil streamers, faz as seguintes reivindicações:
- Isenção dos 30% de impostos pagos ao governo Norte Americano;
- Transparência dos canais onde os novos preços de subs foram testados;
- Gráficos de progressão para que os streamers possam entender o quão longe estão da renda anterior à mudança;
- Melhores condições para o staff da Twitch BR.
A União dos Streamers também se manifestou sobre o “Apagão da Twitch“: “Queremos deixar nítido que não incentivamos nada além da negociação, conversa, entendimento, estudo e compreensão das demais demandas de nossa união como grupo”.