A Steam acaba de realizar o sonho de muita gente e liberar detalhes sobre um futuro plano de compartilhamento de jogos entre família e amigos próximos. O programa ainda não está funcionando, mas promete ter um beta aberto em setembro. Para demonstrar o seu interesse em participar do beta, basta fazer parte do grupo do Steam Sharing. Obviamente, não é garantido que todos consigam entrar no beta.
Mas e como isso vai funcionar? Bom, segundo o site, você poderá fazer um pedido para acessar os jogos da lista do seu amigo/familiar e, caso ele deixe, o jogo fica disponível na sua lista de jogos da steam. Feito isso, basta fazer o download do game e jogá-lo. Todo o progresso e achievements obtidos nas partidas ficam guardados na sua conta.
O número total de dispositivos que poderá ser liberado é 10, ou seja, dá pra autorizar todos os irmãos (caso você tenha uma grande família) e mais alguns amigos ainda, mas vale a pena lembrar que toda a sua biblioteca de jogos estará disponível para os outros. Não é possível liberar apenas esse ou aquele jogo.
A página ainda ressalta que nem todos os jogos poderão ser liberados. Jogos que necessitem de uma conta em outro serviço (olá, Origin), uma serial key separada ou ainda uma assinatura (como MMO’s) não poderão ser compartilhados.
Outro ponto importante é que o jogo e as bibliotecas poderão ser acessados por apenas uma pessoa de cada vez, então não adianta comprar um Call of Duty e chamar a rapa pra jogar num servidor. Caso você queira jogar algum jogo que você emprestou para outra pessoa e ela estiver jogando nesse momento, a pessoa em questão receberá um alerta para salvar e sair do jogo ou comprá-lo para poder continuar jogando sem ter que sair.
DLCs serão acessíveis a quem pegar um jogo emprestado de outro, mas não será possível você comprar DLCs na sua conta para um jogo da conta de outra pessoa. Outro ponto importante disso tudo é que jogos com trava de região continuarão travados caso você esteja num local que não pode jogá-lo, mesmo que alguém te empreste esse jogo.
Para terminar, a Steam pode revogar o acesso à biblioteca de alguém caso uma máquia seja usada para cheats e afins.
O que vocês acharam das regras do jogo? Não vai funcionar pra jogos da EA, é claro, mas tem muitos jogos por aí que vão poder ser acessados, o que é bem legal da parte da Steam. Como plano familiar, isso é uma ótima sacada deles.
Comments are closed.