Apesar das declarações da AMD, a Valve confirmou que a Steam Machine terá um leve adiamento em seu lançamento, com nova previsão para o final da primavera de 2026.
Valve revisa cronograma e preços por causa da crise de componentes
Logo após a CEO da AMD, Lisa Su, afirmar publicamente que a Steam Machine começaria a ser enviada no início de 2026, a Valve publicou uma atualização revelando o contrário. Em um post oficial, a empresa explicou que revisou tanto o cronograma quanto os preços por causa da escassez de memória RAM e armazenamento que afeta toda a indústria de tecnologia.
Inicialmente, esperava-se que os produtos fossem lançados entre março e abril. No entanto, agora a Valve trabalha com uma janela entre maio e junho para o lançamento da Steam Machine, Steam Frame e Steam Controller. Mesmo com a confirmação de que o controle não depende de memória ou armazenamento, a Valve quer iniciar as vendas dos três produtos simultaneamente.
O maior receio dos consumidores é em relação ao preço final. Como a empresa não pretende subsidiar os custos, a Steam Machine já teria um valor elevado. Um varejista europeu chegou a listar o modelo básico com 512GB por US$ 950 e a versão de 2TB por US$ 1070. Esses valores não foram confirmados oficialmente, mas refletem o impacto da alta no preço de componentes.
Recursos técnicos e expansão do ecossistema Steam
A Valve reafirmou que a Steam Machine poderá rodar a maioria dos jogos em 4K a 60FPS com o uso do FSR da AMD. No entanto, títulos mais exigentes poderão precisar de resolução interna em 1080p, com suporte a VRR. Estão em desenvolvimento melhorias para upscaling e desempenho com ray tracing, além do suporte a HDMI VRR.
A empresa também confirmou que tanto o SSD (NVMe 2230 ou 2280) quanto a memória RAM (DDR5 SODIMM) serão acessíveis e atualizáveis pelo usuário. Em breve, a Valve começará a divulgar modelos CAD e especificações das tampas frontais, incentivando a produção de acessórios personalizados por terceiros.
No caso do Steam Frame, o recurso Foveated Streaming será um destaque. Com base no rastreamento ocular, o dispositivo transmitirá dados em alta resolução apenas na área que o jogador está olhando, podendo ainda ser combinado com o Foveated Rendering, se o jogo suportar.
Por fim, o Steam Controller será compatível com qualquer jogo que utilize a interface Steam Overlay, mesmo que não esteja na loja Steam. A Valve também seguirá oferecendo suporte ao Valve Index.

