Steam Machine pode custar pelo menos 750 dólares, segundo ex-VP do Xbox

A Steam Machine pode custar pelo menos 750 dólares, segundo declarações recentes de Mike Ybarra, ex-vice-presidente do Xbox e ex-presidente da Blizzard, que reacendeu o debate sobre o preço do novo PC de sala da Valve. O dispositivo foi apresentado como um PC de jogos de uso acessível, com design compacto e SteamOS integrado, mas já há preocupação de que seu valor fique bem acima do esperado pelos consumidores. As discussões ganharam força após Linus Sebastian, do Linus Tech Tips, afirmar que o modelo não seguirá o tradicional “preço de console” na faixa dos 500 dólares.

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Ybarra comentou o assunto nas redes sociais ao defender que a Valve permita que terceiras empresas produzam suas próprias Steam Machines usando SteamOS, o que, segundo ele, ampliaria a variedade de configurações e ajudaria a baratear o hardware. O ex-executivo afirmou que essa abertura poderia aumentar a receita da Steam Store, estimulando um ecossistema mais amplo de dispositivos certificados. A fala ocorreu depois da estimativa de que a Steam Machine chegará ao mercado acima de 750 dólares, valor superior ao PS5 com drive (549,99 dólares) e próximo ao PS5 Pro (749,99 dólares).

Apesar da defesa de Ybarra, fabricantes já têm liberdade para usar o SteamOS, como mostra o Lenovo Legion Go S, mas poucos modelos realmente chegaram ao mercado. A própria Valve indicou em entrevista que está aberta a mais parceiros, mas depende dos fabricantes investirem no desenvolvimento do hardware. Vale lembrar que a estratégia sugerida por Ybarra já foi tentada há uma década, quando múltiplas empresas lançaram suas próprias Steam Machines — iniciativa que não ganhou tração.

Ybarra também declarou que a Microsoft deveria aderir ao SteamOS no hardware do Xbox, embora considere improvável devido ao foco da empresa em integrar Windows com recursos como IA e Copilot. A fala surge em meio a relatos de que o próximo Xbox funcionará como híbrido de console e PC, permitindo acesso a jogos do PlayStation e de outras plataformas via Steam, além de títulos da Blizzard e Riot em seus próprios launchers.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.