A Steam Machine pode custar pelo menos 750 dólares, segundo declarações recentes de Mike Ybarra, ex-vice-presidente do Xbox e ex-presidente da Blizzard, que reacendeu o debate sobre o preço do novo PC de sala da Valve. O dispositivo foi apresentado como um PC de jogos de uso acessível, com design compacto e SteamOS integrado, mas já há preocupação de que seu valor fique bem acima do esperado pelos consumidores. As discussões ganharam força após Linus Sebastian, do Linus Tech Tips, afirmar que o modelo não seguirá o tradicional “preço de console” na faixa dos 500 dólares.
Dear @valvesoftware, please just let 3rd parties use SteamOS and make the HW with many different configurations. SteamOS will take off and your Store revenue will only go up.
This is what Xbox should do, btw. But they will likely be forced to push Windows with AI, co-pilot,… https://t.co/ZFzcxLZqnj
— Mike Ybarra 🦃 (@Qwik) November 21, 2025
Ybarra comentou o assunto nas redes sociais ao defender que a Valve permita que terceiras empresas produzam suas próprias Steam Machines usando SteamOS, o que, segundo ele, ampliaria a variedade de configurações e ajudaria a baratear o hardware. O ex-executivo afirmou que essa abertura poderia aumentar a receita da Steam Store, estimulando um ecossistema mais amplo de dispositivos certificados. A fala ocorreu depois da estimativa de que a Steam Machine chegará ao mercado acima de 750 dólares, valor superior ao PS5 com drive (549,99 dólares) e próximo ao PS5 Pro (749,99 dólares).
Apesar da defesa de Ybarra, fabricantes já têm liberdade para usar o SteamOS, como mostra o Lenovo Legion Go S, mas poucos modelos realmente chegaram ao mercado. A própria Valve indicou em entrevista que está aberta a mais parceiros, mas depende dos fabricantes investirem no desenvolvimento do hardware. Vale lembrar que a estratégia sugerida por Ybarra já foi tentada há uma década, quando múltiplas empresas lançaram suas próprias Steam Machines — iniciativa que não ganhou tração.
Ybarra também declarou que a Microsoft deveria aderir ao SteamOS no hardware do Xbox, embora considere improvável devido ao foco da empresa em integrar Windows com recursos como IA e Copilot. A fala surge em meio a relatos de que o próximo Xbox funcionará como híbrido de console e PC, permitindo acesso a jogos do PlayStation e de outras plataformas via Steam, além de títulos da Blizzard e Riot em seus próprios launchers.

