Você tentou comprar jogos através do Steam no feriado? Se sim, deve ter percebido que o aplicativo estava uma grande confusão. Fora do ar por boa parte do dia 25, o serviço voltou para alguns usuários em outros idiomas e com problemas em logar nas contas. Até aí o problema era simples, até que estes usuários resolveram ver os detalhes de suas contas e para a surpresa de todos a conta de outro usuário estava no lugar.
O problema foi reportado por diversos usuários do Steam de vários lugares do mundo. Nas páginas acessadas era possível ver informações pessoais dos usuários como número parcial do cartão de crédito, número do celular, endereço de e-mail e histórico de pedidos. Rumores indicam que também era possível gastar os créditos da carteira Steam destas contas.
Rapidamente a possibilidade de um ataque foi cogitada e muitos usuários decidiram apagar seus dados do Steam (só que na verdade estavam apagando os de outra pessoa). O perfil SteamDB que o problema todo estava sendo causado por problemas no cachê do site.
Após todo o problema ser resolvido a Valve publicou uma nota oficial confirmando que tudo foi causado por problemas no cachê e que o site já está funcionando normalmente:
“Steam está de volta rodando sem nenhum problema aparente. Resultado de uma mudança nas configurações nesta manhã, o cachê do site permitiu que alguns usuários vissem randomicamente páginas dos perfis de outros usuários por um período de menos de uma hora. Esse problema já foi resolvido. Acreditamos que nenhuma ação não autorizada era permitida (não era possível gastar os créditos da carteira Steam) apenas a visualização era possível. Nenhuma ação adicional deve ser tomada pelos usuários.”
Ainda segundo a companhia, o número de cartão de crédito e o telefone celular são, por lei, exibidos de maneira censurada (apenas os últimos dígitos), portanto não é possível que outro usuário obtenha os demais dígitos. Já sobre o seu email, é altamente recomendável que você troque sua senha o mais rápido possível.
Feliz Sale.