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Valve anuncia o Steam Controller

A Valve acaba de atualizar o hotsite da expansão do universo da Steam com mais uma novidade: o Steam Controller. A promessa deles é um joystick que vai funcionar com todos os jogos lançados no mundo, hoje, ontem e amanhã. Como? Eles explicam.

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steam-controller

A ideia do Steam Controller é tirar a dependência do mouse e do teclado no computador para que você possa fazer uso completo da plataforma Steam na sala de estar. Segundo a empresa, o controle foi desenvolvido por mais de um ano, com vários testes de ergonometria e de usabilidade, para fazer que o controle se adapte ao jogador e ao jogo da melhor forma possível, não o contrário.

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Trackpads

Como dá pra ver na foto acima, o controle funcionará num esquema de “Dual Trackpads”, que, acredito eu, devam ser uma evolução do esquema usado atualmente nos direcionais analógicos dos consoles. Cada trackpad é composto por um sensor de alta resolução que promete fazer até jogos de estratégia ficarem jogáveis no joystick.

Haptics

Além dos trackpads, o controle também vem com um sistema de feedback para o jogador bem melhor do que o oferecido pelos controles atuais, tocando sons, dando informações sobre velocidade e tudo mais, tudo na ponta dos dedos do jogador.

Touchscreen

O controle ainda vai ganhar uma touchscreen no centro dele, semelhante ao que o DualShock 4 também vai ter. Por meio dela, será possível executar uma porrada de ações sem a necessidade disso ser emulado para botões físicos. Esse dispositivo provavelmente funcionará como um “mouse” para a Steam.

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Botões

O Steam Controller tem um total de 16 botões com um design que permite ao jogador apertá-los sem a necessidade de você tirar os dedões do controle. Imagine só fazer os QTEs de Hevay Rain com esse controle. Seria bem mais fácil de acabar o jogo com ele.

Emulação de Teclado

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O Steam Controller ainda poderá emular um teclado, da forma apresentada no diagrama abaixo:

steam-controller-2

Open Source

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O controle da Steam promete ser aberto ao público e “hackeável” à partir do seu lançamento. Semelhante ao que acontece com os jogos que ganham acesso ao Steam Workshop.

Outras informações

O controle será parte do beta do Steam Machines. Ele funcionará com todos os dispositivos que rodam a Steam, não apenas com eles, ou seja, não necessitará do SteamOS para funcionar. Finalmente, ainda não há previsão de lançamento oficial dele, nem preço.

O que vocês acharam do Steam Controller? Parece bem interessante, não? Eu estou louco para ver como ele vai se comportar nos jogos mesmo e se ele vai cumprir tudo isso o que está prometendo.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.