O Steam Spy publicou uma série de estatísticas muito interessantes sobre a venda de jogos no Steam em 2016, e uma das maiores surpresas foi que descobrimos que Stardew Valley faturou mais do que Call of Duty na plataforma em 2016, e o jogo não figurou nem no top-25 de jogos mais vendidos na plataforma.
É verdade que Call of Duty nunca foi um jogo que vendeu tanto no PC quanto vendeu nos consoles, mas ainda assim, o resultado da edição desse ano, Infinite Warfare, parece ter sofrido mais ainda com a fadiga da franquia.
Ao todo, quase 370 milhões de jogos foram vendidos no Steam, gerando um faturamento de cerca de 3,5 bilhões de dólares. Abaixo, vocês conferem a tabela com as vendas mensais da plataforma, compartilhada pelo Steam Spy:
Abaixo, vocês conferem uma tabela com os 25 jogos que mais lucraram em 2016 (eu duvido que você acerte o primeiro colocado) e os jogos que mais venderam cópias no Steam em 2016:
Como é possível ver também, GTA V continua vendendo muito bem, obrigado, no serviço, tendo faturado nada menos do que 73,6 milhões de dólares apenas com vendas no ano passado, fora o que o jogo faturou em Shark Cards e afins.
Para completar, vocês conferem o Top 10 de vendas de jogos no Steam mês a mês (clique na imagem para ampliá-la):
Como é possível ver, jogos como Fallout 4, The Witcher 3 e GTA V continuam vendendo bem, mesmo tendo sido lançados em 2015 e 2014, além de Counter Strike: Global Offensive, vendeu nada menos do que 7 milhões de cópias apenas nesse ano.
Para completar, segundo o Steam Spy, a tendência dos Survivalcrafts (jogos tipo Minecraft e de sobrevivência, como Rust, Ark e assim por diante) foi suplantada em 2016 pelos jogos de estratégia, como Stardew Valley, Youtuber’s Life e assim por diante.
O que vocês acharam desses dados? Eu realmente achava que se faturava mais no Steam com vendas de jogos. No texto, o autor não diz se esses valores já contam com o desconto da taxa que a Valve fica para si das vendas (30% de cada venda), mas se não tiver ficado, isso significa que, apenas em vendas de jogos no Steam, a Valve faturou cerca de 1 bilhão de dólares em 2016. Nada mal para eles, não é mesmo?