Uma das melhores partes do mundo dos jogos é que muitas vezes é possível combinar duas coisas totalmente aleatórias em uma única ideia, e o resultado acaba sendo surpreendente. Este definitivamente é o caso de Squirrel With a Gun, um jogo que – como o nome sugere – mistura um esquilo com armas de fogo.
Os primeiros momentos de Squirrel With a Gun são bem esquisitos. Você é um esquilo dentro de um bunker secreto, com um único objetivo: Conseguir pegar uma noz dourada que está protegida por um vidro. Sem nenhuma arma à vista, esta pequena sala serve como um tutorial para as mecânicas mais básicas do jogo.
Após aprender a pegar e lançar itens, controlar o esquilo no ar após pular e se agarrar em postes e afins, finalmente a noz dourada é libertada de sua prisão, fazendo com que um guarda entre na sala, finalmente nos dando acesso a tão aguardada arma.
É aqui que Squirrel With a Gun começa a mostrar suas verdadeiras garras. O combate do jogo não é nada de especial ou com muita profundidade. Enfrentamos agentes secretos na maior parte do tempo (salvo por um chefe aqui ou ali), que possuem uma barra de vida e uma barra de atordoamento. Encher a barra de atordoamento com tiros na cabeça faz os agentes caírem, permitindo que você os execute (pense Doom Eternal, mas com um esquilo de 30cm no lugar do Doomslayer).
Finalizar inimigos faz com que eles derrubem nozes, que servem tanto para curar o nosso esquilo como para desbloquear itens futuramente. Além disso, os inimigos também soltam um item que nos permite recarregar para a arma que estivermos usando no momento. Balancear a recarga da arma com a derrota de inimigos é a parte mais complexa do combate de Squirrel With a Gun, o que não quer dizer muita coisa.
Entretanto, apesar do nome passar a ideia de que o jogo se resumiria somente a isto, Squirrel With a Gun vai além de sua premissa, sendo também um Platformer 3D bem competente, coisa que me surpreendeu bastante.
Após mais uma sessão de tutorial no bunker – desta vez com armas de fogo – finalmente somos levados a área principal do jogo: Uma vizinhança enorme repleta de nozes douradas para procurar e comer.
A vizinhança age como uma espécie de hub para os desafios do jogo. A partir daqui, podemos ir para qualquer lugar da vizinhança, e cada terreno ou casa presente nela possui uma variedade de nozes douradas (e outros itens menores) para se coletar.
Squirrel With a Gun funciona de forma bastante similar a jogos como A Hat in Time e Super Mario Odyssey: Estamos soltos em um mapa enorme e precisamos descobrir onde cada item está e o que fazer para pegá-lo.
Cada noz dourada é obtida de uma forma diferente. Enquanto algumas requerem apenas que você chegue até elas (em um telhado ou após uma série de obstáculos de plataforma dentro de uma residência), outras precisam que você derrote todos os inimigos na área ou que você resolva um mini-puzzle, como preparar e entregar os hambúrgueres de um churrasco ao explodir o churrasqueiro e seu botijão de gás.
Explorar a vizinhança de Squirrel With a Gun e descobrir como pegar cada noz é genuinamente divertido. O jogo possui uma ótima trilha sonora e vários momentos engraçados. Cada casa ou terreno da vizinhança funciona como uma fase de um platformer mais tradicional, com várias nozes e itens cosméticos espalhados, geralmente seguindo o tema do local (como um casamento, um churrasco, ou um parque aquático).
Ao longo destas fases, vários agentes diferentes estarão espalhados para tentar nos impedir, empunhando uma variedade de armas diferentes, que podem ser empunhadas pelo poderoso esquilo. Outro ponto muito positivo é que cada uma das armas de Squirrel With a Gun também serve para nos ajudar durante as seções de plataforma.
É possível atirar para baixo com cada arma durante o pulo, o que dá ao esquilo o impulso necessário para alcançar obstáculos que antes eram inacessíveis. Não só isso, como cada arma funciona de forma diferente durante esta ação. Enquanto atirar com uma espingarda fará o esquilo subir muitos metros, segurar o botão de tiro no ar com uma sub-metralhadora fará com o que esquilo plane no ar, permtindo que ele chegue em lugares mais distantes horizontalmente.
Escolher a arma certa para o obstáculo atual gera momentos bem interessantes durante o gameplay. Como todo bom Platformer 3D, Squirrel With a Gun permite que você supere cada desafio da própria maneira. É possível pular muitas seções de plataforma ao usar armas diferentes. Esta liberdade criativa de Squirrel With a Gun é um dos maiores pontos positivos do jogo.
E apesar de ser uma experiência lisa durante a maior parte do tempo, o jogo ainda possui alguns probleminhas que o impedem de ser realmente ótimo. O maior problema do jogo está em utilizar teclado e mouse para jogá-lo no PC.
Squirrel With a Gun parece um jogo feito para ser jogado exclusivamente em um controle. A maior prova disto é que não é possível utilizar o mouse para selecionar opções do menu. Ao invés disso, a câmera do jogo girará (mesmo com ele pausado), forçando o jogador a utilizar o teclado para mudar qualquer opção desejada.
Além disso, o esquilo se move de forma errática e rápida demais por padrão, fazendo com que sua movimentação seja bem mais difícil de controlar no teclado do que no controle, tornando o jogo mais difícil e bem mais frustrante do que deveria ser.
Para finalizar, todas as opções de pré-processamento do jogo estão reunidas em um único slider no menu de opções. Isto significa que efeitos como Profundidade de Campo, Borrão de Movimento e Oclusão de Ambiente estão acorrentadas juntas. Não é possível diminuir uma destas opções sem que as outras também sejam reduzidas.
O maior problema que isto traz é que por padrão, este slider vem colocado no máximo, o que cria um borrão de movimento extremamente forte. Jogar com esta opção no máximo por alguns minutos é o suficiente para induzir náusea, principalmente no mouse e teclado, cujo controle de câmera e movimentação do esquilo não é tão preciso quanto no controle. E como mencionado anteriormente, não há como diminuir o borrão de movimento sem reduzir/remover as outras opções de pré-processamento do jogo, o que acaba criando uma situação chata onde é preciso jogar com um jogo mais feio para não sofrer com dores de cabeça após uma sessão de gameplay.
No geral, Squirrel With a Gun é um jogo de plataforma 3D bem divertido, com bastante conteúdo variado e muitas cenas divertidas. O combate é simples e não muito preciso, fazendo com que o jogador ignore-o na maior parte do tempo enquanto procura por mais desafios de plataforma. Os maiores problemas do jogo estão na versão de PC, que pode chegar a causar náuseas dependendo da configuração gráfica. Porém, utilizando a configuração certa e um controle, vale a pena dar uma chance para Squirrel With a Gun.
Análise de Squirrel With a Gun elaborada com uma chave de PC cedida pela publisher do jogo.
Resumo para os preguiçosos
Squirrel With a Gun é um jogo de plataforma 3D repleto de momentos divertidos e inusitados, resultando numa experiência bem única e engraçada. O combate é simples e pouco preciso, mas os desafios de plataforma mais que compensam por isso. Apesar de possuir alguns problemas na versão de PC, Squirrel With a Gun ainda é capaz de proporcionar boas risadas e horas de diversão, principalmente se jogado no controle.
Prós
- Platformer 3D bem competente
- Muito conteúdo diferenciado, dificilmente caindo na mesmice
- Vários momentos e situações engraçadas
Contras
- O combate é muito simples e não é muito preciso
- Jogar no mouse/teclado torna a experiência do jogo muito pior
- As opções de pós-processamento estão ligadas umas as outras no menu, obrigando o jogador a jogar com um Borrão de Movimento severo caso queira qualquer outro tipo de pós-processamento ativo