O compositor Nobuo Uematsu afirmou que a SquareSoft entrou em colapso após a saída de Hironobu Sakaguchi, criador da série Final Fantasy. Em participação no podcast Nobiyo To Isshoni, Uematsu relatou que “a situação na Square ficou terrível depois que ele saiu” e descreveu Sakaguchi como o “grande chefe” da empresa.
A influência de Sakaguchi nos anos dourados da Square
#坂口博信 × #植松伸夫
レジェンドお二人の収録時の記念写真です📸#NOBIYOと一緒に お楽しみに! pic.twitter.com/HwAJiTL9K1— 【公式】RKCラジオ (@RKC_radio) June 6, 2025
Durante o bate-papo, Uematsu lembrou da época em que trabalhavam juntos nos anos 80 e 90, destacando que a empresa tinha o espírito de um clube universitário, mas que Sakaguchi conseguia liderar mesmo sem uma estrutura corporativa formal. Segundo o compositor, sua liderança era natural: “todos o escutavam, era algo com que ele nasceu”.
Sakaguchi foi diretor dos cinco primeiros Final Fantasy e passou a produtor nos títulos seguintes. Seu último trabalho na empresa foi como produtor executivo em Final Fantasy X-2. Ele se desligou oficialmente da Square em 2003, pouco antes da fusão com a Enix, após o fracasso financeiro do filme Final Fantasy: The Spirits Within.
Uematsu revela o impacto da saída de Sakaguchi
Uematsu revelou que a saída de Sakaguchi deixou a empresa desestruturada. “Ele saiu e a organização simplesmente entrou em colapso”, afirmou. “Pensei comigo mesmo: ‘ah não, preciso sair daqui’”. O compositor também saiu da empresa em 2004, mas continua colaborando com a série, incluindo a trilha da terceira parte do remake de Final Fantasy VII.
Mesmo com sucessos pontuais como Final Fantasy XIV, a série ainda enfrenta dificuldades para recuperar a estabilidade criativa da era Sakaguchi, considerada por muitos fãs como seu auge.