A “nuvem” é um dos avanços tecnológicos mais interessantes atualmente. Porém o mundo dos games ainda não utilizam plenamente essa tecnologia. Não para rodar jogos. Mas isso é somente uma questão de tempo para mudar. A Square Enix revelou que está desenvolvendo o “Project Flare”, que consiste em diversos servidores interligados que funcionarão como um “super computador virtual”. Com isso eles conseguirão atingir uma capacidade de processamento superior a que estamos acostumados hoje, além de, segundo a própria empresa, “revolucionar a maneira como os usuários interagem”.
O diretor de negócios da Square Enix, Jacob Navok, falou sobre a abordagem que a empresa está tomando em relação ao “cloud gaming”. Já existem serviços como Gaikai e OnLive, porém segundo Jacob não são nada além de um console dentro de um data center, nada muito diferente de um jogo em streaming. Porém o que a empresa está desenvolvendo é que os jogos sejam processador e gerados pela nuvem. Segundo o site VG24/7, foi apresentado uma demonstração do jogo Deus Ex: Human Revolution rodando através desse projeto, em que o personagem atira na base de uma pilha de caixas com algumas centenas de unidades de altura. O esperado acontece.. todas as outras saem voando e, segundo o site, o resultado foi impressivo, com caixas voando com uma qualidade excelente, inclusive com um frame rate muito bom. Como dito no site, “o resultado colocaria qualquer console ou PC de chão”.
O que vocês acham? Será esse o futuro dos videogames? As possibilidades são infinitas, ainda mais se considerarmos que é uma tecnologia que está em desenvolvimento. Não sei também como iriam se comportar esses servidores para jogos online, com diversos jogadores ao mesmo tempo. Vamos aguardar a Square Enix lançar esse projetoe ver no que dá.
Comments are closed.