InícioGamesSquare Enix culpa a indústria de videogames pelas perdas em 2013

Square Enix culpa a indústria de videogames pelas perdas em 2013

PUBLICIDADE

square_enix_logo

PUBLICIDADE

A Square Enix está ficando sem ter mais em quem colocar a culpa dos seus próprios erros. Segundo o último relatório financeiro da companhia (que resumiu o ano fiscal de 2013, encerrado em março), a culpa dessa vez foi da “maior competição e do oligopólio” que são o mercado de consoles, principalmente nos EUA e Europa. Quem já teve duas ou três aulas de economia está querendo se matar pelo uso dessa expressão.

De acordo com a empresa, uma série de lançamentos da companhia teve uma performance abaixo do que se esperava, como Sleeping Dogs (1.75 milhões de cópias), Tomb Raider (3.4 milhões) e Hitman: Absolution (3.5 milhões). Eu queria ver como foi a performance do Final Fantasy XIV, mas isso eles não contaram.

PUBLICIDADE

Continuando o relatório, a divisão de celular da companhia postou lucros importantes, com os mercados japonês e coreano sendo os principais agentes dessa lucratividade, assim como o MMO Dragon Quest 10.

Ao todo, a perda foi de cerca de 134 milhões de dólares no ano.

Enfim, esse parece ser o ciclo que a empresa tem enfrentado ultimamente. Um ano de perdas e outro de lucratividade. Em 2012, a companhia foi “salva” por Deus Ex, mas dessa vez o braço ocidental não conseguiu dar conta do recado, mesmo tendo títulos que venderam pra caramba e foram super bem recebidos. Eu duvido muito que eles tenham dado prejuízo, acho que foi só um erro de projeções mesmo, afinal, não tem como esperar que séries que andavam no limbo como Tomb Raider e Hitman vendam extraordinariamente bem depois de um reboot.

Enfim, esperemos que o ano fiscal de 2014 seja melhor com a companhia.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.