A GDC desse ano está causando bastante discussão na questão de engines “gratuitas”. Três engines foram anunciadas durante o evento como grátis, mas duas delas já mostraram não ser tão grátis assim.
Primeiro, a Epic anunciou que a Unreal Engine 4 seria gratuita, porém seriam cobrados royalties sobre lançamentos bem-sucedidos. Depois, a Unity 5 foi anunciada com o mesmo “benefício”: Engine gratuita, mas com taxa de adesão. Quando a Valve anunciou a Source Engine 2 como gratuita, todos já queriam saber qual seria a pegadinha da vez, mas dessa vez não tem qualquer coisa pra ser escondida.
Mas a pergunta ainda fica: Como a Valve vai fazer dinheiro com a SE2? Simples, jogos usando a engine só podem ser lançados no Steam. Isso é bem justo, e é um ótimo sistema tanto pra dona da engine quanto pra empresa que quer lançar seu jogo.
Além da visibilidade óbvia, seu título também terá acesso ao DRM, ao Steam Workshop, servidores multiplayer, e tudo mais. O único contra é caso você queira uma empresa totalmente anti-DRM e queira lançar títulos de forma independente, mas aí vai ser necessário buscar outra engine.