A Sony anunciou que pretende adotar uma abordagem mais seletiva em relação aos jogos de PlayStation que chegarão ao PC. Segundo os executivos da empresa, o objetivo é preservar o valor da plataforma principal, o PS5, mesmo ao expandir sua presença em outros ecossistemas.
PS5 ainda será a prioridade para os grandes lançamentos
Durante uma entrevista de negócios, Hideaki Nishino, presidente da SIE, afirmou que a Sony continuará procurando maneiras de ampliar o alcance de seus jogos, mas sem comprometer a posição do console como “o melhor lugar para jogar”. Essa estratégia visa garantir que os jogos mais importantes continuem sendo associados à experiência no PlayStation.
Hermen Hulst, chefe do grupo de estúdios da empresa, reforçou que a transição de jogos para o PC será feita com cautela e estratégia. Ele destacou que os títulos single-player de grande impacto — como exclusivos de narrativa — são fundamentais para diferenciar o PS5 da concorrência, e por isso a empresa será “muito criteriosa” na hora de decidir quando e se esses jogos chegarão a outras plataformas.
Multiplayers seguem outro caminho
Apesar da abordagem contida para jogos single-player, a Sony adota uma lógica diferente com títulos multiplayer, como Helldivers 2. Nesses casos, o lançamento simultâneo no PC se justifica pelo benefício de se alcançar uma base de jogadores maior, favorecendo o engajamento online.
Esse modelo misto deve continuar. Jogos como Ghost of Yotei ou Intergalactic: The Heretic Prophet provavelmente serão lançados primeiro no PS5, com versão para PC chegando pelo menos um ano depois. Já títulos voltados para o multiplayer, como Fairgames ou Marvel Tokon: Fighting Souls, devem sair simultaneamente para as duas plataformas.