Sony tem rating rebaixado pela Fitch

A Fitch, uma das empresas que avaliam a classificação de crédito de diversas empresas e países no mundo, rebaixou a nota de risco da Sony de BBB- para BB-, o que remove o grau de investimento da empresa. Isso significa, grosseiramente falando, que a coisa tá preta pra Sony, e que investidores devem pensar  bem antes de colocar o seu rico dinheirinho em ações da companhia, já que há o risco de, no futuro, a empresa não pagar suas dívidas.

Ao comentar o assunto, Matt Jamieson, chefe de pesquisas corporativas, disse que não foi uma decisão fácil, mas a reputação da companhia caiu tanto nos últimos tempos que essa decisão foi inevitável. Os principais problemas da Sony atualmente são o departamento de televisores da companhia e a valorização recente do iene (que torna os produtos feitos no Japão mais caros para o resto do mundo e que acaba facilitando a vida da concorrência).

Apesar disso, ainda há motivos para sermos otimistas com a companhia, segundo Jamieson. Ela ainda possui alguns setores lucrativos e bastante capital de giro para fazer os ajustes necessários para voltar a ser uma empresa lucrativa como um todo e sair desse atoleiro.

Mas como isso afeta o setor de jogos da empresa, que é o que nos interessa? Bom, o setor de consoles da empresa vai bem, obrigado, mas o portátil, tem andado de lado, com o Vita demorando a emplacar (e vendendo cada vez menos e menos no Japão) e tendo as previsões de venda de 2013 sendo reduzidas de 10 para 8 milhões de unidades.

Isso tudo coloca um sinal amarelo para a Sony no lançamento do próximo PlayStation. Se a empresa tiver lançamentos fracos como o do PS3 e o do Vita e tiver que operar uma série de meses no vermelho até que o console comece a dar retorno, é possível que a situação financeira da empresa se agrave e acabe minando as forças de uma possível recuperação, como ocorreu com o PlayStation 3.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por
Tags: FitchSony

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade