Um dos focos no desenvolvimento do PlayStation 4 foi torná-lo mais “amigável para desenvolvedores”. Segundo a Sony, muitos reclamaram da dificuldade de programar para seu antecessor, o PS3. Por isso eles decidiram consultar alguns desenvolvedores sobre o que deveriam colocar na arquitetura do console para facilitar as coisas. O “arquiteto-chefe” do projeto, Mark Cerny, revelou que o desenvolvimento do console possuía dois focos: o primeiro era desempenho, e o segundo torná-lo um ambiente de fácil desenvolvimento de jogos.
Um dos motivos para essa abordagem foi permitir que tanto desenvolvedores pequenos quanto os maiores possam ter retornos mais rápidos em seus desenvolvimentos, como afirmou Cerny “até mesmo jogos grandes poderão ser finalizados em dois ou três meses “, mas afirmou também que sabem que projetos maiores continuarão a levar um bom tempo para serem finalizado. Com isso, eles abrem novas portas para lançamentos indies no console, o que pode evitar problemas semelhantes à “seca” de jogos no início da vida do PS3. A Sony espera preencher eventuais lacunas de lançamentos – que podem vir a acontecer devido ao tempo necessário para desenvolver grandes jogos – com constantes lançamentos de jogos menores.
O que vocês acham? O PS4 será uma boa plataforma para jogos indies? Acho que é interessante abrir essa porta em seu console, afinal, já experimentei grandes jogos indies, que poderemos colocar até entre clássicos.
Comments are closed.