A Sony esteve muito perto de adquirir a licença oficial da FIFA, o que poderia ter transformado a franquia de futebol mais popular do mundo em uma exclusividade do PlayStation. A revelação foi feita por Juan Montes, ex-vice-presidente de desenvolvimento de software da empresa, em entrevista recente ao site The Game Business.
Negociação quase concretizada entre Sony e Fifa
Segundo Montes, a Sony estava desenvolvendo seu próprio jogo de futebol na época e chegou a negociar diretamente os direitos da FIFA. “Estávamos criando um jogo de futebol na época. A tecnologia era boa, e estivemos muito perto de conseguir a licença da FIFA. Muito, muito perto”, afirmou.
Ainda segundo ele, a decisão de não seguir com a aquisição foi estratégica. A Sony preferiu manter uma boa relação com desenvolvedoras terceirizadas, o que implicaria abrir mão da exclusividade que a licença proporcionaria. “No final, decidimos não prosseguir [para manter] um bom relacionamento com as third-parties”, concluiu.
O que poderia ter sido
Se a negociação tivesse sido concluída, é possível que toda a franquia FIFA – mais tarde conhecida como EA Sports FC – tivesse se tornado exclusiva dos consoles PlayStation, alterando profundamente o mercado de jogos de esportes. A parceria com a EA começou em 1996, com o lançamento de FIFA 96 no PlayStation original.
Sem a licença oficial, a Sony apostou em uma franquia própria: This is Football, que foi lançada entre 1999 e 2005, e depois rebatizada como World Tour Soccer por dois anos antes de ser descontinuada.