Sony produz PlayStation 5 para o mercado dos EUA fora da China para evitar impacto de tarifas

O preço do PlayStation 5 nos Estados Unidos deve permanecer estável no curto prazo, graças a uma mudança estratégica da Sony para reduzir os efeitos das tarifas sobre o console. A medida foi confirmada recentemente pela própria empresa e envolve uma importante alteração na sua cadeia de produção.

PUBLICIDADE

Produção fora da China para o mercado americano

Durante a conferência de resultados do primeiro trimestre fiscal de 2026, o CFO da Sony, Lin Tao, revelou que a produção das unidades do PlayStation 5 destinadas aos Estados Unidos já foi transferida para fora da China. O objetivo é minimizar os impactos das tarifas impostas ao país. No caso dos periféricos, o processo de mudança ainda está em andamento e deve ser concluído até o fim do primeiro semestre fiscal.

Apesar da mudança na produção, a política de preços do PlayStation 5 continuará sujeita a ajustes. Lin Tao destacou que a empresa leva em consideração fatores como lucro anual, valor de mercado do console, volume de vendas e expectativa de vendas de conteúdo, além da reação dos consumidores aos preços.

PUBLICIDADE

A situação econômica global tem dificultado a manutenção de preços baixos para consoles. Em abril, a Sony aumentou o valor do PlayStation 5 em regiões como Europa, Reino Unido e Austrália. Já nos Estados Unidos, o preço se mantém, mas não há garantias de que continuará assim. Enquanto isso, a Nintendo aumentou entre US$ 30 e US$ 50 o preço de todos os modelos originais do Nintendo Switch no mercado americano.

Olhando para a próxima geração

As incertezas econômicas também influenciam o planejamento do futuro PlayStation 6. De acordo com vazamentos, a Sony projeta o novo console para oferecer desempenho em 4K a 120 FPS, mantendo os custos de produção sob controle. Especialistas apontam que, se o preço de lançamento ficar abaixo de US$ 900, o aparelho poderá ter forte apelo no mercado.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.