Sony processa Tencent por suposto plágio da franquia Horizon

A Sony processa Tencent por violação de direitos autorais e de marca registrada, acusando a empresa chinesa de copiar elementos da consagrada franquia Horizon em seu novo jogo Light of Motiram. A ação judicial foi registrada na Corte Distrital do Norte da Califórnia, nos Estados Unidos.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Segundo a Sony, Light of Motiram é uma “cópia servil” de Horizon, série iniciada com Horizon Zero Dawn em 2017 no PlayStation 4. O processo afirma que o novo jogo da Tencent utiliza temas de história, elementos artísticos e até mecânicas de gameplay semelhantes, o que pode causar confusão no público e prejudicar a propriedade intelectual da empresa japonesa.

Sony alega recusa prévia de parceria antes do lançamento do jogo

Sony processa Tencent por suposto plágio da franquia Horizon
PUBLICIDADE
Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

De acordo com o documento judicial, a Sony teria recusado uma proposta da Tencent para colaborar em um novo jogo da franquia Horizon no ano passado. Pouco tempo depois, a Tencent anunciou Light of Motiram, o que levantou suspeitas sobre a origem criativa do título.

A Sony afirma que o jogo protagonizado por uma mulher ruiva em um mundo pós-apocalíptico com tribos humanas e criaturas robóticas é extremamente similar à jornada de Aloy, heroína de Horizon Zero Dawn. A acusação reforça ainda que jornalistas especializados já rotularam o jogo da Tencent como uma imitação descarada, com um deles inclusive o chamando de “Horizon Zero Originalidade”.

Na ação, a Sony solicita uma indenização em valor não especificado, além de uma ordem judicial para impedir a Tencent de continuar violando seus direitos autorais. Até o momento, representantes legais de ambas as empresas não comentaram o caso publicamente.

O processo foi registrado sob o número 3:25-cv-06275 no Distrito Norte da Califórnia. Os advogados da Sony são Annette Hurst, Diana Rutowski e Laura Wytsma, do escritório Orrick Herrington & Sutcliffe. A defesa da Tencent ainda não foi oficialmente anunciada.

A disputa entre Sony e Tencent ocorre em um momento de alta competitividade na indústria de jogos eletrônicos, onde a originalidade e a propriedade intelectual têm se tornado cada vez mais valiosas e protegidas judicialmente. O desfecho do caso pode impactar futuras colaborações — ou rivalidades — entre as duas gigantes.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.