A Sony decidiu desfazer-se de todas as ações que a companhia tem da Square Enix, uma empresa que foi grande parceira dela e um dos principais motivos da alavancagem do PlayStation à posição de liderança no mercado de jogos durante a segunda metade dos anos 90.
Segundo informações obtidas pelo site Siliconera, a Sony Computer Entertainment entrou em acordo com a corretora de ações SMBC Nikko Securities Inc. para vender todas as 9,5200,000 ações que a companhia tem da Square Enix.
O negócio tem está estimado em cerca de 4,8 bilhões de ienes, ou seja, mais ou menos 47 milhões de dólares, que serão adicionados aos lucros da Sony Computer Entertainment para o primeiro trimestre desse ano.
Nenhum motivo foi dado para essa decisão de negócios, mas, chuto eu, provavelmente é alguma necessidade de caixa ou de melhorar os números da própria Sony do que uma previsão de que a Square Enix vá se sair mal.
A companhia realmente andou mal das pernas nos últimos anos, mas parece estar em processo de recuperação após a boa performance de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, o lançamento ocidental de Bravely Default e as recentes declarações do presidente da companhia, Yoichi Wada, que disse que a empresa voltará a investir em JRPGs densos.
Outra teoria interessante para essa decisão é o fato dessas ações terem sido um investimento da Sony na Square quando Final Fantasy: The Spirits Within fracassou miseravelmente como ação de boa fé numa companhia que contribuiu bastante com a posição de liderança da Sony. Considerando que as ações não davam a opção de voto, foram mais um ato de “caridade” da Sony do que uma decisão de negócios de fato.
Comments are closed.