Categorias: Games

Sony está planejando lançar jogos de PS1 e PS2 para o PlayStation 4

A Sony anunciou um plano ambicioso de retrocompatibilidade há algum tempo que tornaria possível ao PlayStation 4, PS Vita, Smartphones e Tablets rodar jogos de PS1, PS2 e PS3 pela nuvem via PlayStation Now. Agora, segundo uma fonte confiável do site Eurogamer, parece que a companhia vai ir além disso, levando jogos de PS1 e PS2 ao PlayStation 4 via emulação interna, semelhante ao que já é feito no PlayStation 3.

Segundo essa fonte, isso vai se dar graças ao conhecimento técnico acumulado pela companhia durante a vida útil do PlayStation 3. O console saiu de fábrica com o processador de ambos os irmãos menores para fazer essa emulação e com o tempo foi perdendo esses componentes, que foram substituídos via emulação por software.

Atualmente, o PlayStation 3 tem dentro do seu firmware emuladores para PS1, PS2 e PSP, e o PlayStation Vita também compartilha um pouco dessa tecnologia, rodando jogos de PS1 e PSP sem falhas nem lentidão nenhuma. Parece que essa tecnologia logo logo chegará ao PlayStation 4, que provavelmente dará conta do recado com bem mais facilidade do que o PlayStation 3 dá.

Segundo a Eurogamer ainda, parece que esse emulador de PlayStation 4 vai fazer a mesma coisa que alguns emuladores não oficiais para PC, como o PCSX 2, fazem, como melhorar texturas, gráficos em resoluções maiores, filtros etc, resultado em jogos que rivalizam as versões remasterizadas em HD disponíveis para o PS3.

O uso de emuladores em código pela Sony dentro do console é uma decisão acertada na minha opinião, já que não é necessário usar a nuvem para fazer tudo. O console é mais do que poderoso o suficiente para fazer esse serviço e boa parte do trabalho necessário pode ser herdado do PlayStation. Esperemos que isso resulte em bons relançamentos para o console.

Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies