No início dessa semana a Nintendo anunciou a chegada de Fortnite ao Switch e como esperado, em menos de dois dias o game já foi baixado por mais de 2 milhões de jogadores.
Entretanto, alguns usuários que foram tentar jogar o game no console portátil da Nintendo, tiveram uma desagradável surpresa, já que a versão de Fortnite no Switch não permite cross-play com o PS4.
Ou seja, além de jogadores de ambos os console não poderem jogar juntos, você também não poderá usar a sua conta vinculada a PSN no Switch e o inverso também acontece.
Depois de uma verdadeira revolta dos fãs na internet, a Sony emitiu a primeira declaração oficial sobre a situação, que basicamente não oferece nenhuma solução para o problema (via BBC).
“Estamos sempre abertos para ouvir os interesses da comunidade PlayStation em melhorar a sua experiência de jogo. Fortnite já é um grande sucesso para os fãs do PS4, oferecendo uma verdadeira experiência para os jogadores que querem jogar online.”
Em seguida, a declaração basicamente ressalta o grande números da PSN e afirma que os jogadores do PS4 podem desfrutar do cross-play com PC e plataformas mobile.
“Com 79 milhões de PS4 vendidos em todo o mundo e mais de 80 milhões de usuários mensais da PSN, criamos uma enorme comunidade de jogadores que podem jogar juntos Fortnite e outros títulos online. Também oferecemos suporte ao cross-play de Fortnite com os dispositivos PC, Mac, iOS e Android, expandindo a oportunidade dos fãs de Fortnite no PS4 jogarem com ainda mais jogadores em outras plataformas.”
Infelizmente essa política isolacionista da Sony não é uma novidade. Atualmente o PlayStation 4 é o console mais vendido no mercado e a Sony obviamente deseja usar dessa posição justamente para impedir qualquer ameaça dos concorrentes.
Casos similares já aconteceram com Rocket League e Paladins. No final, quem acaba perdendo são os jogadores.