Uma das principais questões levantadas quando a Sony anunciou o PlayStation Now era como a companhia iria conseguir reproduzir o hardware do PlayStation 3 em larga escala para rodar os jogos num servidor e enviar para o console/smartphone/tablet do usuário. Para responder a esse desafio, a Sony decidiu adotar uma solução por hardware, ao invés de desenvolver um emulador de PS3.
Um dos primeiros protótipos para o PlayStation Now consistia em usar um console exatamente igual ao dos que é vendido ao público, como o que você tem na sua mesa. O problema disso é óbvio: imaginem arranjar o lugar para guardar 1000 consoles. Agora imagine que 1000 consoles não dá nem pra saída para a lucratividade do serviço. Algo precisava ser feito.
Segundo fontes que trabalham no projeto da companhia, a Sony desenvolveu um novo tipo de hardware para o PlayStation 3 que integra oito consoles no espaço de um rack de servidor, poupando assim um monte de espaço, e sendo uma solução bem mais eficiente do ponto de vista energético.
Outro ponto importante dessa solução é que a companhia também conseguiu assim diminuir bastante o delay entre o dispositivo que recebe os dados e executa as ações e o que processa toda a informação.
Para quem se interessou sobre o serviço e quer um pouco mais de informações, a Eurogamer e a Digital Fundry postaram recentemente um artigo com mais detalhes de como a PlayStation Now funciona. Confira aqui.